24 Ago, 2023

Greve de médicos internos com adesão de mais de 80%, diz sindicato

Com o protesto, o Sindicato Independente dos Médicos pretende chamar a atenção para o “grande trabalho” que fazem os cerca de 6.500 médicos internos, “muitas vezes substituindo especialistas e cumprindo centenas de horas extraordinárias, dada a escassez de recursos”.

A greve dos médicos internos de dois dias, que começou ontem, está a registar uma adesão “muito expressiva”, de entre 83% e 85%, disse à Lusa o secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), ao fazer um balanço do primeiro dia de paralisação. A greve foi convocada pelo SIM para exigir melhores salários e a valorização profissional para efeitos de progressão na carreira. Em declarações à Lusa, o dirigente assegurou que os serviços mínimos estão a ser cumpridos.

De acordo com Jorge Roque da Cunha, o impacto da greve, a primeira realizada por médicos internos, sente-se tanto na parte hospitalar como nos cuidados de saúde primários. “É importante que esta mensagem seja entendida por parte do Governo”, afirmou o dirigente sindical, vaticinando que se não houver acordo com os trabalhadores, a situação do Serviço Nacional de Saúde vai “piorar”.

Uma das ações integrada na greve decorreu ontem de manhã no Hospital de São João, no Porto, com médicos internos a explicar aos utentes as reivindicações que os fazem parar dois dias e que os levaram já a escrever ao ministro da Saúde, Manuel Pizarro. “O grande objetivo é sensibilizar toda a gente para a condição do médico interno. Somos cerca de um terço de todos os médicos do SNS, somos mais de 10.000, somos profissionais altamente diferenciados, passamos por um longo período de formação e estamos a passar ao lado do grande debate sobre a saúde em Portugal”, referiu o coordenador do movimento “Internos pelos Internos”, Gonçalo Pinto Soares.

A paralisação, que decorre até quinta-feira, coincide com a greve às horas extraordinárias dos médicos de família que deveria ter terminado na terça-feira, mas que continua até 22 de setembro.

LUSA

Notícia relacionada

Médicos internos iniciam hoje greve de dois dias por melhores salários

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais