15 Mai, 2017

Fátima: Quase 1.400 peregrinos assistidos nos serviços de saúde

Até às 15:00 de sábado, quase 1.400 peregrinos foram assistidos nos serviços de apoio à saúde em Fátima, tendo 61 deles sido transferidos para os hospitais onde receberam cuidados mais diferenciados

A fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) adiantou que um dos 61 feridos transferidos para as unidades hospitalares foi helitransportado para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Segundo a ANPC, 1.392 peregrinos foram assistidos nos postos do INEM, Cruz Vermelha Portuguesa e Bombeiros, meios de saúde disponíveis junto ao Santuário de Fátima.

Estes dados referem-se aos atendimentos registados entre quinta-feira e as 15:00 de sábado, no âmbito da operação de proteção e socorro montada para a visita do papa Francisco a Fátima.

Num balanço provisório feito à Lusa, o comandante nacional de operações de socorro, Rui Esteves, afirmou que o dispositivo especial montado para a visita do papa foi “o adequado”, bem como o posicionamento dos meios. Rui Esteves adiantou que os dados disponíveis, até este momento, permitem concluir que a operação correu “em função do planeado”.

Segundo o comandante da ANPC, os meios humanos e materiais estiveram disponíveis para qualquer circunstância.

O dispositivo especial de proteção e socorro esteve ativo desde quarta-feira e foi desativado às 20:00 de domingo, tendo sido os meios reforçados entre sexta-feira e sábado.

Este dispositivo envolveu um total de 980 operacionais, mas apenas estiveram no terreno 668, uma vez que os restantes 312 só eram acionados em caso de uma situação excecional.

O papa Francisco realizou uma visita de cerca de 24 horas a Fátima para as cerimónias de canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco Marto.

LUSA/SO/SF

 

Msd - banner_final

 

 

 

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais