21 Set, 2018

Enfermeiro assinala Dia da Saúde Mental de bicicleta

Um enfermeiro especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica vai assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro, com a realização de uma etapa de bicicleta que ligará Coimbra e Guarda, foi ontem anunciado.

Segundo Pedro Renca, enfermeiro no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) – Polo Hospital Sobral Cid, a iniciativa denominada “MENTALbike Tour – Sorrir para uma melhor saúde mental” terá um percurso de cerca de 200 quilómetros e ligará duas instituições da área da saúde mental e da psiquiatria.

O percurso terá início pelas 07:00, junto da Consulta Externa do Polo Hospital Sobral Cid, em Coimbra, e tem o fim previsto para as 16:00, junto do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Unidade Local de Saúde da Guarda.

Com a ligação entre as duas unidades de saúde da região Centro, o mentor da ideia referiu à agência Lusa que pretende “demonstrar metaforicamente a necessidade e a importância de um trabalho articulado”.

Para Pedro Renca, “é no estabelecimento de redes que surge a eficácia e eficiência no tratamento e na prestação de cuidados”. Segundo o responsável, a iniciativa tem como finalidade “a sensibilização da comunidade para a necessidade da procura do equilíbrio na sua saúde em geral, mais especificamente em relação à promoção da sua saúde mental e das estratégias para encontrar o seu equilíbrio”.

“Como cidadão e como enfermeiro especialista em enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica tenho vindo a desenvolver, nos meus últimos anos, vários projetos na área do cinema, fotografia, pintura e escrita que demonstram a minha preocupação para melhorar a literacia nesta área específica”, esclarece.

O evento a realizar no dia 10 de outubro, uma quarta-feira, será aberto à comunidade em geral e os interessados poderão realizar o percurso na sua totalidade ou apenas parte dele, no início ou na chegada.

A iniciativa “MENTALbike Tour – Sorrir para uma melhor saúde mental” é organizada pelo enfermeiro, que exerce a atividade profissional em Coimbra e é natural da Guarda, juntamente com o serviço de Consulta Externa do Polo Hospital Cid do CHUC.

A atividade terá também fins solidários, pois, por cada quilómetro percorrido “irá ser doado um euro para a ajuda do plano terapêutico de reabilitação de um pequeno príncipe chamado Dinis (https://www.facebook.com/principezinhocomnomederei/)”, segundo Pedro Renca.

Para ajudar esta causa, cada pessoa que não puder participar poderá fazer chegar o seu donativo à equipa de enfermagem da Consulta Externa do Polo Hospital Sobral Cid, indicou.

LUSA

ler mais

RECENTES

ler mais