28 Jul, 2021

“Dor nas Pernas” consciencializa para a doença venosa crónica

A plataforma digital procura esclarecer sobre a doença venosa crónica, patologia que atinge cerca de 35% da população adulta portuguesa.

O projeto digital “Dor nas Pernas” procura informar e esclarecer sobre a doença venosa crónica (DVC), bem como aconselhar para um estilo de vida que ajude a prevenir e a tratar precocemente a patologia. Em Portugal, a DCV atinge cerca de 35% da população adulta.

“A DCV resulta de uma insuficiência das válvulas nas veias que, por consequência, dificulta o retorno venoso. Assim, pode haver uma maior acumulação de líquidos na região das pernas, com consequente aumento de pressão nas veias. Tudo isto pode contribuir para inflamação, inchaço, entre outros sintomas típicos”, começou por explicar a médica interna de Medicina Geral e Familiar, Margarida Santos.

Para alertar a população para a importância de um diagnóstico precoce e tratamento adequado, de forma que esta patologia não influencie negativamente a qualidade de vida dos seus portadores, o website oferece “toda a informação sobre a patologia, com recurso a botões interativos e muitas curiosidades sobre o tema”.

Neste sentido, também são reforçados os sintomas associados à DCV. “As queixas iniciais como as pernas pesadas, cansadas e com dor impactam diretamente o dia-a-dia dos doentes. Estes devem ir ao médico aos primeiros sintomas”, os quais se caracterizam, ainda, pela sensação de comichão, cãibras, bem como situações mais graves de varizes e alterações da cor da pele.

“Na plataforma são descritos os principais fatores de risco para vir a sofrer de DCV: idade, género feminino, gravidez, predisposição familiar, obesidade, tabaco, falta de exercício físico e obstipação. E ainda como é avaliada a evolução, do ponto de vista clínico e quais as medidas para prevenir e tratar a doença”.

ler mais

RECENTES

ler mais