Dia Mundial Sem Tabaco – Sessão antitabágica em Coimbra

A Delegação de Coimbra da Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP) assinala hoje o Dia Mundial Sem Tabaco, realizando uma sessão de sensibilização antitabágica na Escola Jaime Cortesão em Coimbra

O Dia Mundial Sem Tabaco é celebrado a 31 de Maio, e tem como objetivo principal alertar as populações para os malefícios do tabaco e para a necessidade de proteger as pessoas que não fumam mas que frequentam ambientes poluídos pelo tabaco (fumadores passivos).

Fumar é a primeira causa evitável de doenças, incapacidade e morte prematura nos países desenvolvidos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Também de acordo com a OMS, todos os anos a “Epidemia Global do Tabaco” mata cerca de 6 milhões de pessoas, das quais 600 mil são fumadores passivos.

Segundo a Federação Portuguesa do Pulmão (FPP), O cigarro é o principal fator de risco para o cancro do Pulmão,sendo que 90% dos doentes com cancro do Pulmão são fumadores ou ex-fumadores.

O tema do Dia Mundial Sem Tabaco – 2016 é a padronização das embalagens de tabaco que vão passar a ter novas imagens e frases como: Não fume, por si e pelos outros; Se ama a sua família, deixe de fumar; Diga não ao tabaco, diga sim à vida; Seja livre, não fume.

Assim, a Delegação de Coimbra da FPP vai assinalar este dia, realizando uma sessão de sensibilização antitabágica na Escola Jaime Cortesão em Coimbra, com o seguinte programa:

    10h30 – Palestra sobre os ” Malefícios do Tabaco ” (João Rui Almeida – Delegado de Coimbra da FPP)
    11h00 – Período para perguntas e respostas
    11h30 – Realização de Testes do Monóxido de Carbono (CO) para fumadores
    12h00 – Distribuição de volantes da especialidade e informações várias

FPP/SO/CS

ler mais

RECENTES

ler mais