Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais 2021
O papel do Médico de Família e dos Cuidados de Saúde Primários
"Estima-se que o vírus da hepatite C (VHC) atinja mais de 15 milhões de pessoas só na Região Europeia da OMS", refere o membro da direção da APMGF, André Reis.
“É urgente voltar a priorizar programas de erradicação das hepatites”
Segundo Paulo Carrola, do Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado da SPMI, "Em 2016 a Organização Mundial de Saúde lançou as primeiras orientações com vista à eliminação das hepatites víricas como problema de saúde pública até 2030".
“Diagnóstico precoce é essencial para o tratamento eficaz das hepatites”
"Lembre-se, a cada 30 segundos morre uma pessoa com uma doença relacionada com as hepatites. Esteja atento e consulte o seu médico para fazer um diagnóstico", aconselha o presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado.
Hepatite C. “É necessário tratar pelo menos três mil doentes por ano”
Segundo o especialista em Infecciologia, Fernando Maltez, "Para atingirmos, até 2030, os objetivos a que nos propusemos, e partindo destes números que citei, é necessário tratar pelo menos 2900 a três mil doentes por ano".
VIH e hepatites virais: Criada primeira comunidade de prática portuguesa para deteção precoce
Vai surgir em Portugal a primeira comunidade de prática portuguesa sobre rastreio e deteção precoce do VIH e das hepatites virais.
Rui Tato Marinho nomeado Diretor do Programa Nacional para as Hepatites Virais
O diretor do programa é, atualmente, o Diretor do Serviço de Gastrenterologia e Hepatologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte e professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Guilherme Macedo. Hepatites “são uma pandemia que não pode ser esquecida”
Segundo Guilherme Macedo, esta é “uma pandemia que não pode ser esquecida”, referindo-se aos números das hepatites virais, nomeadamente de hepatite C.