28 Jul, 2021

Rui Tato Marinho nomeado Diretor do Programa Nacional para as Hepatites Virais

O diretor do programa é, atualmente, o Diretor do Serviço de Gastrenterologia e Hepatologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte e professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Rui Tato Marinho foi recentemente indigitado como diretor do Programa Nacional para as Hepatites Virais, anunciou a Direção-Geral da Saúde, que se associa às comemorações do Dia Mundial das Hepatites, assinalado a 28 de julho.

O recente eleito para coordenador o programa é, atualmente, o Diretor do Serviço de Gastrenterologia e Hepatologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte (Hospital de Santa Maria e Hospital Pulido Valente) e professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

No dia em que se procura aumentar a consciencialização sobre as hepatites virais e influenciar alterações nos hábitos de vida, o diretor do Programa Nacional acompanhará o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, numa visita à consulta descentralizada para o tratamento da Hepatite C, fruto de um protocolo entre o Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) e o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central.

Em 2021, o tema da campanha – “Hepatite não pode esperar” – destaca a necessidade de acelerar os esforços de eliminação da patologia, especialmente durante a pandemia. No mesmo sentido, também assume um papel social sobre as desigualdades causadas pela atual falta de ação sobre o controlo da doença e está focada na ação positiva necessária para ir ao encontro das metas traçadas para 2030, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

Artigos relacionados:

ler mais

RECENTES

ler mais