“Tempo é cérebro e está nas mãos de cada um agir o mais rapidamente possível”
O AVC continua a ser a principal causa de mortalidade e incapacidade permanente no nosso país. De acordo com o presidente da Sociedade Portuguesa de AVC, por hora, três portugueses sofrem um AVC. Destes, um não sobreviverá e pelo menos metade ficará com sequelas incapacitantes.
ENTREVISTAS E REPORTAGENS
Reabilitação: Equipas multidisciplinares obtêm melhores resultados
As equipas de reabilitação não se devem cingir à fase aguda mas estender a sua ação a todas as fases do AVC, defende a Dra. Ana Alves, fisiatra do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, e membro da SPAVC.
COVID-19 e AVC: O que nos diz a experiência italiana
Considerando que os meios do SNS não são superiores aos da Lombardia, o neurologista do Hospital Garcia de Orta e membro da direção da SPAVC, fala sobre a experiência dos médicos italianos e admite que possa servir de perspetiva para o que venha a ocorrer em Portugal.
Tratamento do AVC agudo: Evolução na tomada de decisão permite salvar mais vidas
A evolução na tomada de decisão no tratamento do AVC isquémico agudo "tem sido muito dinâmica e assente na evidência científica", afirma a diretora do Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar e Universitário de São João.
Angels Initiative: 50 hospitais portugueses já aderiram
A Organização Europeia do AVC (ESO) tem a visão de que todos os doentes de AVC deverão receber o mesmo nível de tratamento independentemente de onde vivem na Europa. A iniciativa “Angels” é apoiada pela ESO como a ferramenta ideal para atingir esta visão.
Métodos avançados de imagem permitem medicina personalizada no tratamento do AVC
Tratamentos inovadores, como a trombólise farmacológica e a trombectomia mecânica, aumentam as taxas de sobrevivência e reduzem a incapacidade, revela a neurologista Catarina Fonseca, membro da SPAVC.