13 Out, 2021

Curso “Dor, Músculo, Nervo”: Inovação em intervenção ecoguiada na ráquis e nas estruturas cervicais

A viscosuplementação com ácido hialurónico foi uma das técnicas em destaque na 3.ª edição do curso “Dor, Músculo, Nervo”, que decorreu a 24 e 25 de setembro, no teatro anatómico da Nova Medical School, em Lisboa.

“Trata-se da primeira formação a nível nacional a focar a intervenção ecoguiada ao nível da coluna vertebral (ráquis), mas também ao nível de estruturas cervicais (no contexto da distonia cervical e bloqueio ao nível da origem do plexo braquial ou do gânglio estrelado) e glândulas salivares. É um curso inovador, na medida em que nunca antes se realizou em Portugal uma formação com esta tipologia, muito menos em cadáveres”.

É desta forma que o médico fisiatra e um dos responsáveis por esta formação, Bruno Guimarães, descreve a 3.ª edição do curso “Dor, Músculo, Nervo”, que contou com 40 participantes (excluindo os formadores), oriundos de vários pontos do país e que decorreu, uma vez mais, numa dinâmica de “estações”.

Os formandos dividiram-me em pequenos grupos, mantendo-se 20 minutos em cada “estação” – bancas práticas de intervenção ecoguiada em cadáver e em modelos vivos –, onde puderam “aprofundar vários aspetos da sua prática clínica, no que diz respeito ao esqueleto-axial, à coluna vertebral, mas também à musculatura cervical (distonias) e à infiltração de glândulas salivares.

SO

ler mais

RECENTES

ler mais