25 Fev, 2022

Criada a Sociedade Europeia de Emergência Médica, com sede em Portugal

É constituída por diversos peritos de renome nacional e internacional na distinta área da Docência em Medicina Pré-Hospitalar e com vasta experiência em Emergência Médica.

Nasceu em Portugal, a Sociedade Europeia de Emergência Médica (ESME), de âmbito Europeu, mas não se resumindo apenas a este. É uma Sociedade de cariz cientifico, ao nível da Emergência Médica, Medicina, Paramedicina e Medicina Pré-Hospitalar.

É constituída por diversos peritos de renome nacional e internacional na distinta área da Docência em Medicina, Docência em Medicina Pré-Hospitalar, Médicos, Enfermeiros, Técnicos com vasta experiência em Emergência Médica, Instrutores Especialistas em Emergência Médica, Paramédicos, Estudantes de Paramedicina, entre outros Peritos em diversas áreas nos Conselhos criados para o efeito.

Conta já com um protocolo de cooperação e colaboração com o International PreHospital Medicine Institute – IPHMI, integrando os seus peritos com décadas de experiencia quer na prática, quer na Educação e criação de programas de educação em emergência médica, no seu Conselho Técnico de Medicina Pré-Hospitalar.
Para além de outros profissionais do setor provenientes de diversos países, da Europa e fora da Europa, que integram os seus Conselhos.

A Sociedade Europeia de Emergência Médica tem como Objetivos:

– Produzir e divulgar o conhecimento e investigação;
– Colaborar no ensino universitário, pré e pós-graduado, investigação e outros na especialização da emergência médica, fomentar atividades de formação e educação, nomeadamente participar na formação e educação de pessoal técnico especializado interveniente em emergência médica;
– Promover ou coadjuvar a organização de conferências, congressos e quaisquer outras atividades congéneres no campo da emergência médica;
– Estabelecer o intercâmbio entre as diversas instituições e grupos de estudo ou sociedades nacionais e estrageiras, destacando-se ao nível europeu, procurando fomentar a conjugação de esforços no que respeita à emergência médica;
– Reunir e congregar e apoiar atividades que envolvam os seus associados, enaltecendo e dignificando a atividade de emergência médica, representando a emergência médica e os associados na defesa dos seus interesses estatutários, sociais e deontológicos, desenvolvendo atividades de estudo, análise, acompanhamento e avaliação de desempenho, culturais, de recreio, desporto, saúde, formação, educação e solidariedade social.

– Produzir programas de acreditação e programas de educação e certificação ou recertificação dos intervenientes em emergência médica.
– Produzir e colaborar na criação de normas clinicas e protocolos de atuação.
Foi criada, pela necessidade da existência de uma sociedade científica, vocacionada e orientada para a vertente exclusiva daquilo que é a emergência médica e para a emergência médica, uma área da medicina que se afigura de importância relevante.

A tomada de posse dos órgãos sociais irá ocorrer no próximo dia 26 de fevereiro.

COMUNICADO

ler mais

RECENTES

ler mais