30 Jun, 2021

Comité de La Valletta discute futura aquisição conjunta de medicamentos

Os representantes dos países membros discutiram a sua cooperação e partilharam o seu conhecimento na aquisição de fármacos.

Na passada quinta-feira (24 de junho), os representantes dos países membros do Comité Técnico de La Valleta reuniram virtualmente e acordaram propor um modelo futuro para a negociação e aquisição conjunta de medicamentos. Este evento surgiu no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

Organizada pelo INFARMED, a décima reunião da colaboração que integra, além de Portugal, Itália, Espanha, Malta, Chipre, Grécia, Eslovénia, Croácia e Roménia procurou, segundo revelam em comunicado, “discutir a continuidade e aprofundamento da cooperação” ao mesmo tempo em que se pretendia estabelecer uma partilha de “conhecimento na negociação e aquisição de medicamentos”.

No âmbito dos países integrantes do Comité, os seus representantes acordaram promover a criação de um grupo responsável pela análise de opções de contratação conjunta que “tenha em conta a experiência adquirida durante a pandemia”. De acordo com o estabelecido, esta solução permitirá “facilitar e acelerar os processos de negociação de sustentabilidade” no requerimento de certo tipo de fármacos.

No mesmo evento, também foram apresentados os resultados obtidos relativos aos objetivos assumidos pela Presidência Portuguesa, sendo que o INFARMED também informou o grupo presente sobre o acordo estabelecido que menciona a “proposta legislativa relativa à avaliação das tecnologias de saúde (HTA)”, que segundo confirmam, “irá beneficiar o acesso aos doentes a medicamentos e dispositivos médicos”.

ler mais

RECENTES

ler mais