9 Out, 2018

Centro Hospitalar Barreiro Montijo investe em nova Unidade de Técnicas Endoscópicas

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) anunciou esta segunda-feira que vai contar com uma nova Unidade de Técnicas Endoscópicas (UTE), num investimento superior a 300 mil euros.

“Esta obra de beneficiação, agora aprovada pela tutela, permitirá criar uma nova sala de exames e um espaço de Hospital de Dia para os doentes do foro gastroenterológico, bem como uma sala adequada à vigilância peri-endoscópica”, refere o CHBM em comunicado.

Segundo o documento, a nova unidade vai permitir ainda otimizar o circuito para os utentes, assim como melhorar o circuito de desinfeção dos equipamentos médicos e do manejo de material contaminado.

Na Unidade de Técnicas Endoscópicas são executados procedimentos médicos predominantemente da área da gastroenterologia, sendo ainda utilizada pela especialidade otorrinolaringologia e pneumologia. O CHBM salienta que a nova unidade foi autorizada pela secretária de estado da Saúde, Rosa Valente de Matos.

“O aumento da atividade assistencial, em particular da Gastroenterologia entre 2014 e 2017, obriga a uma adequação deste espaço físico por forma a permitir o aumento da oferta de cuidados de saúde e a incrementar os níveis de segurança da atividade clínica”, salienta.

Com este investimento, o CHM salienta que vai aumentar a sua capacidade de resposta interna na área dos Meios Complementares de Diagnóstico e de Terapêutica, e reduzir o recurso a prestadores de cuidados externos, nomeadamente outros hospitais ou prestadores privados.

Em 2017 a valência de gastrenterologia realizou mais de 5.700 exames e acompanhou 65 doentes em Hospital de Dia.

LUSA

ler mais

RECENTES

ler mais