10 Ago, 2020

Atlas irá contemplar imagens de dermatoses em vários tipos de pele

Falta de diversidade na representação de tipos de pele nas dermatoses mais comuns, afirmam os especialistas, contribui para diagnóstico errado e tratamento tardio.

Com publicação agendada para o inverno, o manual Dermatology: A Diverse and Inclusive Color Atlas tem como objetivo compilar informação, em formato físico ou e-book, que contemple as particularidades dos diferentes tipos de pele no panorama das patologias dermatológicas. Serão apresentadas entre 60 a 70 condições.

No atlas, serão expostas, para as condições dermatológicas mais comuns, imagens lado-a-lado correspondentes à manifestação de determinada patologia nos múltiplos tipos de pele. Esta informação será acompanhada de comentários de especialistas sobre a morfologia e as características específicas.

A Dr.ª Misty Eleryan, médica dermatologista que colabora neste projeto, sublinha que este atlas surge no sentido de se ter verificado uma falta de diversidade de tons de pele nas fotografias relativas às dermatoses mais comuns, em manuais e atlas de Dermatologia. Esta situação pode, afirma, contribuir para diagnósticos errados ou tardios, com impacto no tratamento de doentes cujo tipo de pele não é tão representado.

Com este projeto, resultante da colaboração entre a Universidade George Washington e a editora de publicações educacionais Sanova Works e a Educational Testing & Assessment Systems, os clínicos pretendem colmatar disparidades raciais no cuidado do doente.

O projeto, que já estava a ser pensado há vários anos, ganha novo ímpeto, à luz da pandemia por Covid-19. De acordo com uma revisão, publicada no fim de maio deste ano, de 46 artigos dedicados às manifestações dermatológicas associadas à Covid-19, 92% das imagens incluídas eram de doentes com tipo de pele I-III, sendo que os tipos de pele V ou VI não eram abrangidos.

Apesar desta “carência de imagens de manifestações dermatológicas associadas à Covid-19 em doentes com pele mais escura”, o Dr. Adam Friedman, também dermatologista a colaborar neste atlas, adianta que esta publicação não irá conter nenhuma secção específica neste contexto, ainda que reações associadas a vírus, como sejam as erupções morbiliformes, urticária e púrpura retiforme, sejam apresentadas.

MDedge/SO

ler mais

RECENTES

ler mais