APDP debate o futuro da diabetes

Para assinalar o seu 91º aniversário, a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal realiza, no dia 20 de maio, no Centro Olga Cadaval em Sintra, o Grande Encontro APDP

Em Portugal, a diabetes atinge já um milhão de portugueses, o excesso de peso e a falta de exercício físico são alguns dos fatores que contribuem para o aparecimento da doença. A sensibilização para a importância da atividade física será uma das iniciativas do Grande Encontro da APDP, estando prevista, pelas 11h00, a realização de uma aula de exercício a cargo do treinador Rui Barros. O evento que conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra aguarda a presença de associações de pessoas com diabetes de todo o país para participar neste dia especial, de convívio e de solidariedade.

O programa do Encontro inclui também, espaços de debate sobre a temática da diabetes que interessam à comunidade diabética em Portugal, nomeadamente, o futuro da diabetes tipo 1 e a importância das novas tecnologias para facilitar a rotina do diabético. De acordo com José Manuel Boavida, presidente da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, “nos dois últimos anos, a diabetes tem registado um crescimento acentuado em Portugal. Em média, a diabetes matou 12 pessoas por dia, 160 pessoas são diagnosticadas com a doença e 500 são internadas. Para que a diabetes não se torne uma epidemia consideramos importante que haja uma aproximação entre os cuidados hospitalares e os cuidados primários”, explica.

O Grande Encontro da APDP promete ainda momentos como a atribuição do Prémio Ernesto Roma e uma homenagem a pessoas com 50 ou mais anos de diabetes, sendo a animação do evento feita com alguns espaços musicais que contarão com a presença de Fernando Pereira, António Pinto Basto e Matilde Cid.

A entrada é gratuita podendo a sua inscrição ser feita através do número 21 381 61 51 ou para o email encontro@apdp.pt.

O programa pode ser consultado aqui.

 

 

ler mais

RECENTES

ler mais