6 Jun, 2017

Ambulatório do hospital de Elvas vai ser transformado em clínica de alta resolução

De acordo com a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), além de assegurar cerca de 40 mil consultas hospitalares, a clínica de alta resolução poderá efetuar, também por ano, 5.500 exames especiais, dos quais 1.200 de gastrenterologia, e 2.200 cirurgias

“Esta transformação vai criar mais condições não só de espaço como de viabilidade de se efetuarem determinados tipos de exames que não se fazem agora naquele hospital”, explicou hoje à agência Lusa o presidente do conselho de administração da ULSNA, João Moura Reis.

“Aquilo que se pretende é que um doente que tenha análises para fazer e exames complementares de diagnóstico, tipo eletrocardiograma, ecocardiograma ou endoscopia, seja feito no mesmo dia e de seguida. Ou seja, que a marcação seja criteriosa para evitar que as pessoas se desloquem mais do que uma vez”, acrescentou.

O projeto, que está a ser desenvolvido há seis meses, deverá ser implementado até finais de 2018 no Hospital de Santa Luzia, em Elvas, no distrito de Portalegre. Num investimento de um milhão de euros, a reestruturação do serviço conta com a envolvência da Administração Regional de Saúde do Alentejo, ULSNA, Associação Coração Delta e dos municípios de Arronches, Campo Maior, Elvas, Monforte e Sousel, no distrito de Portalegre, e de Alandroal, Borba, Estremoz e Vila Viçosa, no distrito de Évora.

De acordo com uma nota enviada à Lusa pelo município de Elvas, o projeto conta com a comparticipação financeira de fundos comunitários no valor de 850 mil euros. A contrapartida nacional é de 150 mil euros, sendo assegurada pela ULSNA (30 mil euros), Associação Coração Delta (10 mil euros) e pelos nove municípios envolvidos no projeto, num valor global de 110 mil euros, em nove partes proporcionais às populações de cada concelho.

Segundo o responsável da ULSNA, a perspetiva de abertura da clínica ao público “depende da celeridade burocrática” e dos contratos que vão ser feitos para a realização das obras.

LUSA/SO/SF

 

Msd - banner_final

 

ler mais

RECENTES

ler mais