5 Set, 2023

Ainda há idosos que desconfiam da vacina da gripe

Os idosos que optaram por não ser vacinados contra a gripe em 2020/2021 evocaram como motivos desconfiarem da vacina e serem pouco suscetíveis à doença, segundo o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).

Para os investigadores do Departamento de Epidemiologia INSA, estes resultados sobre a vacina da gripe nos idosos sugerem “possíveis lacunas no conhecimento que a população ”. Defendem assim que é “importante identificar os aspetos mais relevantes no comportamento de não adesão à toma desta vacina, para se poder desenvolver campanhas de vacinação mais efetivas”.

Os investigadores lembram que a vacinação antigripal sazonal constitui “a principal medida de saúde pública para a redução do número de infeções pelo vírus da gripe e respetivas complicações”.

O estudo foi realizado no âmbito do ECOS (Em casa observamos Saúde), e análise os motivos de não adesão à vacina antigripal sazonal na época 2020/2021 nas pessoas com 65 e mais anos, de acordo com as dimensões do Modelo de Crenças em Saúde (suscetibilidade, gravidade, barreiras, benefícios e pistas para a ação).

Os dados foram obtidos através de um inquérito telefónico, entre julho e setembro de 2021, a uma amostra aleatória de unidades de alojamento, estratificada por região NUTs II com alocação homogénea.

No estudo, estimou-se para população com 65 ou mais anos residente em Portugal em 2021 uma frequência de não adesão à vacinação contra a gripe de 33,8%, comparável com as estimativas obtidas na época 2013/2014 (31,3%).

Lembre-se que, já este ano, a vacinação contra a gripe sazonal passa a ser gratuita para pessoas com 60 ou mais anos de idade, assim como para outros grupos prioritários, que serão definidos atempadamente pela Direção-Geral da Saúde. Até à data, a vacina era recomendada a todos os cidadãos com 60 ou mais anos, mas só era gratuita acima dos 65 anos

MJG

Notícia relacionada

Vacinação contra a gripe passa a ser gratuita a partir dos 60 anos

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais