24 Mai, 2022

Aberto o período de submissões do HPV Clinical Cases 2022

Sob o tema “O HPV que (Des)Conhecemos!”, a 4ª edição da iniciativa admite a submissão de casos clínicos até ao dia 30 de junho. Participe.

A 4.ª edição do HPV Clinical Cases, sob o tema “O HPV que (Des)Conhecemos!”, é uma iniciativa da MSD Portugal que promove a partilha e a discussão multidisciplinar de novos conhecimentos práticos e teóricos na área da infeção por Papilomavírus Humano (HPV). Até ao dia 30 de junho, os profissionais de saúde podem submeter os casos clínicos nos vários ângulos de entendimento das condições clínicas associadas a este vírus, na plataforma digital www.hpvclinicalcases.pt.

Atendendo à diversidade de manifestações da infeção por HPV, e à transversalidade deste problema de saúde pública, a 4.ª edição do HPV Clinical Cases propõe o mote “O HPV que (Des)Conhecemos!”, para envolver o maior número de especialidades médicas, de forma a desenvolver o conhecimento prático e teórico sobre patologias com diferentes particularidades.

À semelhança das edições anteriores, que totalizam 235 casos clínicos submetidos, a iniciativa visa recolher, selecionar e divulgar, junto da classe médica nacional, os Casos Clínicos mais relevantes resultantes da infeção por Papilomavírus Humano (HPV).

A pertinência, a originalidade, o rigor científico, o raciocínio clínico e o impacto que o caso terá no conhecimento da comunidade médica e nos cuidados a prestar aos doentes são os critérios que orientam a avaliação independente dos trabalhos, que é assegurada pelo comité científico composto por: Dr.ª Amália Pacheco (ginecologia e obstetrícia), Prof. Bruno Jorge Pereira (urologia) Dr.ª Cândida Fernandes (dermatologia e venereologia), Dr. Daniel Pereira da Silva (ginecologia oncológica), Prof. Doutor Luís Varandas (pediatria), Dr. Pedro Montalvão (otorrinolaringologia), Dr.ª Sandra Pires (gastrenterologia) e Dr.ª Teresa Fraga (ginecologia e obstetrícia).

Os trabalhos mais relevantes serão apresentados, posteriormente, sob a forma de comunicação oral ou e-póster no Congresso Virtual HPV Clinical Cases 2022 e também publicados no livro digital do evento.

A 4.ª edição do HPV Clinical Cases conta com o patrocínio científico de várias sociedades médicas, nomeadamente: Associação Portuguesa de Urologia (APU); Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG); Grupo de Estudos Cancro da Cabeça e Pescoço (GECCP); Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV); Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG); Sociedade de Infeciologia Pediátrica (SIP); Sociedade Portuguesa da Contraceção (SPC); Federação das sociedades portuguesas de obstetrícia e ginecologia (FSPOG); Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (SPORL); Sociedade Portuguesa de Doenças Infecciosas e Microbiologia Clínica (SPDIMC); Sociedade Portuguesa de Andrologia, Medicina Sexual e Reprodução (SPA).

Para mais informações, recomenda-se a consulta do regulamento desta iniciativa em: https://hpvclinicalcases.pt/

COMUNICADO

ler mais

RECENTES

ler mais