Cuidados com os pés e pernas na gravidez

Catarina Silva, Dina Velez e Sandra Santos

Catarina Silva, Dina Velez e Sandra Santos

Farmácia Madragoa

Durante os 9 meses da gravidez, os pés e as pernas não “escapam” às várias mudanças que se fazem sentir no corpo. Algumas das situações que surgem mais frequentemente nos pés são as unhas encravadas, as infeções fúngicas, a maceração entre os dedos e as calosidades.

Para evitar o aparecimento das unhas encravadas, o corte das mesmas deve ser feito de forma reta e o calçado não deve ser apertado. Relativamente à prevenção das infeções fúngicas, é essencial secar bem os pés, especialmente entre os dedos. Deve ainda evitar o uso do mesmo calçado dois dias seguidos, deixando-o a arejar.

O tratamento das infeções fúngicas, quer sejam nas unhas ou na pele, com medicamentos anti-fúngicos tópicos ou sistémicos está desaconselhado durante a gravidez.

A maceração e as calosidades podem ser prevenidas com uma exfoliação e hidratação corretas. Com o avançar da gravidez, todos estes cuidados tornam-se mais difíceis de realizar. Para a ajudar, pode recorrer a um podologista (especialista nos cuidados do pé).

No que diz respeito às alterações nas pernas, a insuficiência venosa é bastante frequente e identifica-se pela dor, sensação de peso, cansaço, prurido, ardor, edema e varizes. Estes sintomas surgem devido às alterações hormonais, à alteração da forma de andar, à predisposição hereditária e ao aumento do volume de sangue circulante para “alimentar” o feto.

A prevenção passa por não permanecer na mesma posição por longos períodos, evitar roupas apertadas e calçado com salto alto. Não cruzar as pernas quando estiver sentada, usar meias de contenção elástica durante toda a gestação, controlar o peso e, sempre que possível, alongar e elevar as pernas são outras medidas preventivas. Uma forma simples de manter as pernas elevadas durante a noite é colocar um cobertor debaixo do colchão. Por fim, uma massagem com um creme hidratante alivia o desconforto tanto nos pés como nas pernas e deve ser feita no sentido de baixo para cima.

ler mais