17 Jun, 2024

Urgência pediátrica em Viseu reservada para casos “urgentes e emergentes”

O modelo de atendimento no Serviço de Urgência Pediátrica, que se inicia hoje na Unidade Local de Saúde Viseu Dão-Lafões, tem como objetivo garantir uma melhor resposta às crianças com doença aguda, ou seja, em situações urgentes/emergentes.

A Administração da Unidade Local de Saúde Viseu Dão-Lafões (ULSVDL) anunciou, hoje, que o novo atendimento no Serviço de Urgência Pediátrica, cuja triagem será feita pela linha Saúde 24, é reservado a situações urgentes/emergentes.

“O projeto ‘Lado a Lado na Pediatria’ assenta em quatro áreas de atuação: Referenciação para a Urgência Pediátrica Hospitalar; Alargamento da Consulta de Doença Aguda nos Cuidados de Saúde Primários; Triagem Pré-Hospitalar; e Educação e Literacia”, anunciou a administração em comunicado.

“O objetivo é reforçar a capacidade de resposta em rede ‘lado a lado’, envolvendo os cuidados de saúde primários (entre as 08h00 e as 23h00) e os Serviços de Urgência Básica (entre as 23h00 e as 08h00).”

Neste sentido, é “garantido que, no período noturno, a Urgência Pediátrica de Viseu possa dar resposta aos casos emergentes (INEM), mantendo o apoio fundamental às crianças internadas e ao bloco de partos”.

Assim, destacou a ULSVDL, a partir de hoje, “todos os utentes com sintomas de doença aguda não emergentes (por exemplo, tosse, febre, náuseas, vómitos, entre outros) devem ligar para o SNS 24 (808 24 24 24) e, apenas quando há necessidade de observação clínica, são encaminhados no próprio dia para urgência pediátrica ou para consulta nos cuidados de saúde primários”.

“A resposta dos cuidados de saúde primários é alargada com mais vagas diárias nas equipas de família das várias unidades funcionais dos centros de saúde, dentro do seu horário de funcionamento”.

Ou seja, “das 20h00 às 23h00 e aos fins de semana, vai haver um reforço de atendimento na Consulta de Atendimento Complementar Infantil dos Cuidados de Saúde Primários, no Centro de Saúde de Viseu 3, em Jugueiros”.

A ULSVDL referiu que “o acesso aos cuidados hospitalares fica dependente de triagem pré-hospitalar, através da linha telefónica SNS 24 ou de observação, em primeira linha, pelos médicos de família”.

“O compromisso do cidadão com o autocuidado e com o cumprimento das orientações da linha telefónica SNS 24 permitirá gerir melhor o seu tempo e a sua condição de saúde, ajudando os serviços de urgência a atenderem os casos que realmente necessitam de cuidados urgentes e diferenciados com maior rapidez”.

O Conselho de Administração da ULSVDL justificou a decisão com a pretensão de “diminuir a utilização desadequada da urgência pediátrica, reencaminhando os utentes que se dirigem à urgência pediátrica e que podem ser vistos nos cuidados primários de saúde” e, com isso, “melhorar as condições de trabalho e de organização” da ULS.

A Administração reforçou que “mantém assegurada a resposta da urgência pediátrica da ULSVDL aos doentes emergentes referenciados pelo INEM, durante as 24 horas”.

E também “a resposta em rede com o apoio dos outros serviços de urgência regionais (Coimbra, Aveiro e Guarda) durante o período noturno, para situações urgentes que necessitem da intervenção da Pediatria”.

“O Conselho de Administração da ULSVDL apela à colaboração da população para respeitar as regras de acesso no âmbito do projeto ‘Lado a Lado na Pediatria’ e assim contribuir para garantir a capacidade de resposta para todos”.

A Administração da ULSVDL ativou, a 1 de março, o plano de contingência por falta de médicos, que implicou o encerramento exterior das urgências pediátricas de sexta-feira a domingo no período noturno.

Entretanto, a saída de dois médicos e a chegada do período de férias agravaram a situação, levando a Administração da ULS Viseu Dão-Lafões a encerrar as urgências pediátricas todas as noites da semana, desde 1 de junho, entre as 20h00 e as 08h00.

LUSA

Notícia relacionada 

Ministra admite que mapas de urgências podem ter constrangimentos mas são atualizados diariamente

Redes Sociais:
Email
X (Twitter)
Visit Us
Follow Me
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
ler mais
Redes Sociais:
Email
X (Twitter)
Visit Us
Follow Me
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
ler mais