ULS do Litoral Alentejano investe 3,7 ME em TAC e robot cirúrgico
A ULS do Litoral Alentejano investiu 3,7 milhões de euros em duas novas salas de TAC e na aquisição de um robot cirúrgico de última geração, financiados pelo PRR, reforçando a capacidade de diagnóstico, resposta cirúrgica e modernização tecnológica.

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano investiu 3,7 milhões de euros em duas novas salas de Tomografia Axial Computorizada (TAC) e na aquisição de um robot cirúrgico de última geração.
Em comunicado divulgado nas redes sociais, a ULS, sediada no concelho de Santiago do Cacém, indicou que o investimento foi financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), representando “um dos mais relevantes processos de modernização tecnológica dos últimos anos”.
As duas novas TAC, já em funcionamento, reforçam a capacidade de diagnóstico da instituição, permitindo maior rapidez e precisão na realização de exames, bem como uma resposta mais eficiente em contexto de urgência e internamento.
A entrada em funcionamento do robot cirúrgico, enquadrada no Programa de Modernização Tecnológica do Serviço Nacional de Saúde (SNS), permitirá uma maior precisão cirúrgica, recorrendo a sistemas avançados de navegação e imagem.
Segundo a ULS, esta tecnologia possibilita a realização de procedimentos menos invasivos, com menor dor pós-operatória, redução de complicações e recuperação mais rápida, associada a um menor tempo de internamento.
O equipamento permitirá ainda melhores condições de trabalho para as equipas clínicas, garantindo maior ergonomia e segurança, bem como a realização de cirurgias de elevada complexidade com maior diferenciação técnica.
Antes da entrada em funcionamento do robot cirúrgico, a equipa clínica do Hospital do Litoral Alentejano irá iniciar uma fase de formação e preparação.
Para a ULS, estes investimentos traduzem-se numa melhoria contínua dos cuidados de saúde e reforçam a estratégia de modernização da resposta assistencial, tornando a unidade mais atrativa e com maior capacidade para captar e reter profissionais qualificados.
LUSA/SO
Notícia relacionada
ULS Viseu Dão-Lafões realiza primeira cirurgia robótica com equipamento financiado pelo PRR
NOTÍCIAS RECENTES
- Novo sistema de listas de espera do SNS arranca com Oftalmologia em destaque 24 de Julho, 2026
- Sindicato considera incompreensível quatro meses para colocação de médicos de família 24 de Julho, 2026
- Cerca de um terço dos médicos a exercer em 2024 tinha menos de 35 anos, indica INE 24 de Julho, 2026
- Roberto Roncon eleito diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto 24 de Julho, 2026
- ACSS tenta resolver problemas detetados na comparticipação de medicamentos 24 de Julho, 2026
NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Enfermagem Forense. “Da urgência ao tribunal, cada gesto conta e cada profissional faz a diferença” 193 visualizações
1.º Episódio do Podcast “Frequência Cardio – Sintoniza-te na Insuficiência Cardíaca” da Bayer 138 visualizações
Alguns milhares de utentes podem ficar sem médico de família com nova regras do registo, alerta associação 131 visualizações
“Os médicos de família querem colaborar na definição das políticas de saúde que visam a sua satisfação e a melhoria dos cuidados à população” 130 visualizações
Quase quatro em cada dez doentes com enfarte apresentavam níveis elevados de Lp(a), revela estudo 74 visualizações
Falta de vitaminas C e A associada a sintomas de hiperatividade e défice de atenção 59 visualizações






