5 Set, 2018

Tratamento do cancro do pulmão em debate dia 15 de setembro

A 2.ª edição do workshop “O doente no centro da imunoterapia”, dedicado ao cancro do pulmão, vai realizar-se no próximo dia 15 de setembro,  no Pavilhão de Portugal, em Lisboa.

O workshop irá reunir especialistas nacionais e internacionais de renome para a troca de experiências e partilha de perspetivas sobre a temática.

Na opinião da Dra. Encarnação Teixeira, membro do Comité Cientifico da Reunião e Pneumologista no Centro Hospitalar Lisboa Norte, “tal como em 2017, esta reunião organizada pela MSD tem todos os ingredientes para ser mais um sucesso. Porquê? Pelo conteúdo e pela forma. Pelo conteúdo, porque a imunoterapia continua em constante evolução e os profissionais necessitam de atualização e pela forma porque este modelo de workshops permite mais facilmente a partilha de opiniões”.

O objetivo deste workshop passa por abordar os benefícios da imunoterapia para o tratamento do carcinoma pulmonar, debatendo-se o impacto da imuno-oncologia no presente e no futuro da prática clínica. Os casos clínicos reais serão também a base para a realização de workshops interativos, numa análise multidisciplinar que procura transpor o conhecimento adquirido nestes ensaios para a prática clínica diária, explorando também os desafios e oportunidades no tratamento.

Programa:

09:30 – 09:45 | Sessão de boas vindas, Comité Científico 

09:45 – 10:30 | Da monoterapia à combinação – Avanços no tratamento do CPCNP

– Professor Doutor António Araújo (Centro Hospitalar do Porto)

– Dr. Jordi Rémon (Hospital Vall D’Hebron, Barcelona)

10:30 – 10:45 | Pausa

10:45 – 12:45 | Workshops 1, 2 e 3

12:45 – 13:30 | Almoço

13:30 – 15:00 | Workshops 1, 2, 3, 4

15:00 – 15:45 | Desafios do presente, oportunidades do futuro no tratamento do CPCNP

– Dra. Encarnação Teixeira (Centro Hospitalar Lisboa Norte)

– Dra. Marta Soares (IPO Porto)

– Dr. Fernando Barata (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra)

15:45 | Encerramento, Comité Científico

Os quatro workshops abordam perspetivas multidisciplinares com incursões técnicas e de cariz científico, discutindo o valor da imunoterapia para o doente.

  1. “Casos clínicos da vida real – Perspetiva multidisciplinar”
  2. “Seleção de doentes – Dúvidas e certezas na decisão clínica”
  3. “Gestão do doente em tratamento com imunoterapia – O quê, quando e como?”
  4. “PD-L1 no cancro do pulmão: da Teoria à Prática”

O Workshop “O doente no centro da Imunoterapia no Cancro do Pulmão” tem o apoio científico do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão, da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, da Sociedade Portuguesa de Oncologia e da Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica.

COMUNICADO

ler mais

RECENTES

ler mais