8 Ago, 2022

Monkeypox: Foram identificados novos sintomas

Investigadores alertam para a importância de se dar a conhecer a nova sintomatologia, que pode ser confundida com outras patologias.

Dor retal e edema no pénis são dois novos sintomas associados à infeção pelo vírus monkeypox (VMPX), de acordo com um estudo publicado no British Medical Journal.

Os investigadores realizaram uma análise observacional de 197 pessoas que tiveram o diagnóstico de varíola dos macacos, confirmado laboratorialmente, e que foram acompanhadas num centro de doenças infecciosas em Londres.

Destes, 71 pacientes (36%) relataram dor retal, 33 (16,8%) dor de garganta e 31 (15,7%) edema peniano e, pelo menos, 27 (13,7%) apresentavam lesões orais e 9 (4,6%) sinais de alteração nas amígdalas.

Os responsáveis pela investigação alertam para a importância de se dar a conhecer esta nova sintomatologia, já que, numa fase precoce, pode ser facilmente confundível com outro tipo de patologias.

Os participantes eram todos homens, entre os 21 e os 67 anos, sendo 196 identificados como gays, bissexuais ou outros homens que fazem sexo com homens.

A equipa considera que o aumento de casos de monkeypox poderá comprometer populações mais vulneráveis, como adultos imunocomprometidos, grávidas e crianças.

A presença do vírus Monkeypox em Portugal foi detetada pela primeira vez há três meses, a 3 de maio, tendo-se registado até ao passado dia 3 de agosto 710 casos, de acordo com o relatório da Direção-Geral da Saúde. A região mais afetada continua a ser a de Lisboa e Vale do Tejo.

SO/BMJ

Notícia relacionada

OMS espera aumento de mortes por varíola na Europa

Print Friendly, PDF & Email
ler mais

RECENTES

Print Friendly, PDF & Email
ler mais