19 Mai, 2021

Lançado Guia para melhor viver com a Doença de Crohn Fistulizante

Guia é composto por oito capítulos sobre Fadiga, Nutrição, Viagens, entre outros temas de interesse para quem vive com esta doença.

A farmacêutica Takeda e a APDI (Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino), assinalam o Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino (DII) com o lançamento do primeiro capítulo de um guia sobre Como Viver Melhor com a Doença de Crohn Fistulizante.

O primeiro capítulo deste Guia é dedicado ao Bem-estar emocional, e foi concebido com o objetivo de promover o bem-estar de todos os que sofrem de doença de Crohn (DC) fistulizante. É normal que os indivíduos que sofrem de DC experienciem ocasionalmente emoções negativas, tais como stress, frustração ou raiva.1-2 Estes sentimentos são mais frequentes quando ocorrem complicações, tais como fístulas perianais, especialmente quando este constitui o primeiro sinal de DC, assim como em doentes que necessitam de cirurgia.

Este Guia, e mais concretamente o primeiro capítulo, além de mostrar que o doente não está sozinho e que não é o único a sentir-se desta forma, dá a conhecer algumas formas de melhorar o estado de espírito, como por exemplo a prática de atividades que melhoram e aliviam o bem-estar emocional, relaxantes e que aliviem o stress e a ansiedade.3

Segundo Ana Sampaio, presidente da Associação Portuguesa Doença Inflamatória Intestino, “nem sempre é fácil ao doente falar ou explicar a sua doença de Crohn fistulizante. Neste novo guia o doente encontrará esclarecimentos e orientações que o poderão ajudar a ter melhor qualidade de vida”

O Bem-estar emocional é apenas o primeiro de um conjunto de oito capítulos do guia, que vai abordar temas como a Fadiga, Nutrição, Família e Amigos, Exercício, Viagens, Problemas masculinos e Problemas femininos.

A consciencialização para as Doenças Inflamatórias do Intestino não se resume ao dia 19 de maio, e como tal, a Takeda, vai apoiar a APDI no ciclo de Webinars que esta associação está a levar a cabo. Todos os Webinar têm a duração de uma hora, com ínicio às 18h30, e o próximo, dia 12 de maio, será dedicado ao “Impacto da DII no Trabalho”, seguindo-se, a 19 de maio, “Como atingir a remissão na DII?” e o último, a 26 de maio, é dedicado ao “Impacto da DII na sexualidade”.

ler mais

RECENTES

ler mais