4 Fev, 2020

IPO do Porto tem duas mulheres à frente da primeira Provedoria do Doente

Órgão consultivo pretende ser uma “ponte” entre o Conselho de Administração e os doentes

A partir desta terça-feira, Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, duas mulheres, pacientes do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, vão ser as primeiras provedoras do doente com a missão de apoiar os doentes da instituição.

“Queremos ser a voz do doente junto do Conselho de Administração do IPO do Porto”, sintetiza Susana Neto, 38 anos, a lutar contra um cancro da mama desde julho de 2017.

Em declarações à Lusa, a nova provedora do doente disse que se candidatou ao cargo porque na sua “longa caminhada encontrou ainda algumas falhas”, designadamente ao nível de informações úteis que é preciso dar ao doente de imediato para que não se sinta isolado, como por exemplo, explicar o funcionamento do Atestado Médico de Incapacidade Multiúsos, que permite ao doente oncológico aceder a benefícios estatais.

Fernandina Oliveira, 52 anos, a lutar contra o cancro da mama desde 2013, também se candidatou ao cargo de provedora e considera que a nova função é uma espécie de “ponte entre o doente e o Conselho de Administração” para encontrar respostas aos problemas que surgem durante os tratamentos dos pacientes.

O novo órgão consultivo do IPO do Porto inicia atividade esta terça-feira, Dia Mundial da Luta contra o Cancro, e a cerimónia de assinatura da carta de compromisso está marcada para as 15:30, no IPO do Porto.

Para o presidente do Conselho de Administração do IPO do Porto, Rui Henrique, a Provedoria do Doente vem “facilitar a articulação com os doentes no que se refere às suas expectativas, quanto aos respetivos cuidados de saúde e promover o exercício dos seus direitos e deveres”.

“O objetivo desta provedoria é ouvir o doente, desenvolver mecanismos facilitadores de comunicação, encorajá-lo a participar ativamente na sua vivência enquanto utilizador dos serviços disponíveis, partilhando experiências, expectativas, necessidades ou sugestões de melhoria. (…) Desta forma, será incrementada a participação no processo de organização e decisão nos cuidados de saúde, reforçando a centralidade do doente na nossa instituição”, acrescentou em declarações à agência Lusa.

A Provedoria do Doente vai ter atendimento presencial ao doente às segundas-feiras (segunda e quarta semanas do mês) entre as 09:00 e as 10:00, e às quintas-feiras (primeira e terceira semanas) entre as 12:30 e as 13:30, exceto no mês de agosto.

SO/Lusa

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