5 Jul, 2022

HPV Clinical Cases com submissões até 15 de julho. “Todos os Casos Clínicos podem fazer a diferença”

A 4.ª edição da iniciativa da MSD tem o mote “O HPV que (Des)Conhecemos”. Ao Saúde, a Medical Advisor Vaccines da MSD realça a necessidade de aumentar o entendimento nesta área.

 

Que expectativas tem a MSD para a 4.ª edição do HPV Clinical Cases, considerando até o sucesso das edições anteriores?

O HPV Clinical Cases tem sido um enorme sucesso desde que foi lançado em 2019, o que se tem refletido na adesão à iniciativa ao longo das suas edições. Nesta 4.ª edição, com o mote “O HPV que (Des)Conhecemos”, temos como objetivo continuar a incentivar a divulgação de conhecimento teórico e prático, promovendo a discussão multidisciplinar com vista a melhorar os cuidados de saúde a prestar aos doentes. Este ano, estamos confiantes que a comunidade médica irá continuar a apoiar e potenciar este projeto e que será mais uma edição de sucesso.

O tema da edição de 2022 é “O HPV que (Des)Conhecemos!”. Quão importante é continuar a aumentar o conhecimento sobre o HPV?

Apesar de todo o conhecimento científico e prático adquirido ao longo dos anos, que viabilizaram uma redução significativa da infeção por HPV, os estudos e a prática clínica revelam que ainda existe uma dimensão do HPV que desconhecemos. O mote desta 4.ª edição do HPV Clinical Cases – “O HPV que (Des)Conhecemos” – enaltece o caminho que já percorremos, mas realça a necessidade de aumentar o entendimento nesta área. A MSD conta com a comunidade científica para impulsionar um maior conhecimento da infeção por HPV, através da submissão de Casos Clínicos.

Até que ponto é importante continuar a demonstrar e a valorizar o potencial impacto do HPV para lá do útero e do cancro do colo do útero?

A infeção por HPV é responsável por quase 100% dos cancros do colo do útero, 84% dos cancros do ânus, 70% da vagina, 47% do pénis, 40% da vulva, e é o segundo carcinogéneo mais relevante a seguir ao tabaco. Estes dados ilustram e reforçam a importância de avaliar o potencial impacto deste vírus, de forma multidisciplinar e transversal. Neste sentido, o HPV Clinical Cases conta com um prestigiado Comité Científico de 8 elementos que integram 6 especialidades médicas distintas e com o apoio/patrocínio científico de 10 associações/sociedades médicas.

Que vantagens considera que tem um modelo baseado na apresentação de casos clínicos, que tem sido a génese do HPV Clinical Cases?

Os Casos Clínicos são ferramentas fundamentais na evolução do conhecimento científico, pois espelham a componente prática com base no fundamento teórico. Os 235 Casos Clínicos submetidos no âmbito do HPV Clinical Cases distribuídos pelas diferentes categorias têm sido instrumentos valiosos de estudo e aprendizagem. Acreditamos que esta metodologia tem sido muito benéfica no crescimento científico na área do HPV.

Que mensagem gostaria de deixar à comunidade médica no sentido de participar no HPV Clinical Cases?

O HPV Clinical Cases é uma iniciativa da MSD com foco na educação médica na área da infeção por HPV, mas quem, verdadeiramente, dá vida a este projeto é o prestigiado Comité Científico envolvido e toda a comunidade médica que submete os Casos Clínicos e participa. Este contributo é fundamental para a evolução do conhecimento teórico e prático nesta área e todos os Casos Clínicos podem fazer a diferença na prática clínica e na vida dos doentes!

SO

Print Friendly, PDF & Email
ler mais

RECENTES

Print Friendly, PDF & Email
ler mais