19 Ago, 2021

Hospital de Braga implementa projeto que visa melhorar prestação de cuidados a doentes oncológicos

A iniciativa começou por identificar potenciais desperdícios e ineficiências, com o propósito de se estabelecer um plano de melhoria dos serviços.

O Hospital de Braga implementou um projeto que promete facilitar a vida aos doentes oncológicos, na medida em que permite agilizar os procedimentos para levantamento dos medicamentos, bem como diminuir os tempos de espera para tratamento.

Em parceria com a consultora Lean Health Portugal, a iniciativa, desenvolvida entre fevereiro e junho do presente ano, envolveu uma equipa multidisciplinar do Hospital de Dia Oncológico da referida instituição hospitalar. Em comunicado conjunto, as promotoras do projeto explicam que “o primeiro passo passou pela identificação de potenciais desperdícios e ineficiências, com o objetivo de se definir um plano de melhoria”.

Na mesma nota, pode ler-se que “anteriormente, o utente teria de seguir sete passos, tendo a possibilidade de cinco momentos de espera. Atualmente, o circuito do utente reduziu para quatro passos com apenas dois momentos de espera. Percentualmente, verificou-se uma redução de 60% de momentos de espera para o doente”.

A própria “criação de novas regras de agendamento permitiu a entrada de utentes no serviço de forma escalonada, fazendo com que o utente passe a esperar, em média, menos 11 minutos entre o momento em que se senta no cadeirão até à preparação do seu tratamento”.

Do mesmo modo, as alterações ao sistema informático e a campanha de sensibilização para utilização dos quiosques levaram a uma diminuição de utentes em espera para efetivação no balcão central, bem como a uma redução de 81% do tempo total necessário para efetivação do ato.

As medidas tomadas também resultaram na redução de 43% de atividades realizadas pelo doente que vai fazer o levantamento da sua medicação oral, salientam o Hospital de Braga e a Lean Health Portugal.

SO/LUSA

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