Especialistas em exercício físico e nutrição reunidos em Braga

Entre os próximos dias 4 e 6 de maio, a Associação Nacional de Clubes de Fitness & Saúde vai juntar, no Fórum Braga, especialistas em exercício físico e nutrição para debater o impacto da atividade física na saúde dos Portugueses.

Este encontro que irá juntar especialistas nacionais e internacionais em treino físico e saúde, pretende ser um fórum de discussão para traçar estratégias de divulgação e promoção do exercício físico, junto dos portugueses e tornar Portugal mais Activo e Saudável.

Em Portugal, segundo o último Euro Barómetro da União Europeia, a inatividade física atinge 68 % da população, embora os números possam subir até aos 80% quando se contabiliza a população portuguesa que não pratica atividade física suficiente para cumprir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A inatividade física está já formalmente considerada como uma pandemia, sendo o 4º fator de risco de mortalidade global (OMS, 2012). Um estudo recentemente publicado na revista Lancet calcula que aproximadamente 9% do total de mortes prematuras no mundo atribuiu-se à inatividade física que poderiam ser facilmente evitáveis. Dados publicados pelo Global Physical Activity Observatory, identificam que no caso de Portugal essa percentagem aumenta até aos 13,6%.

A prevalência de excesso de peso em Portugal alcança 61.8% nos homens e 56.6% nas mulheres, com uma proporção de obesos até aos 21.6% nos homens e 26.3% nas mulheres (WHO, 2013). Além disso, a prevalência de obesidade entre jovens até aos 15 anos disparou (desde 2.000) até cerca de 60%, passando de um de cada oito para um em cada cinco.

A falta de inatividade física também acaba por acarretar custos que em Portugal estima-se em pelo menos 900 milhões de euros. Estes custos dizem respeito a despesas com doenças que a atividade física poderia prevenir (8% das doenças das artérias coronárias, 11% dos casos de diabetes tipo II, 14% dos casos de cancro da mama e 15% de cancro colorretal) e com a mortalidade prematura associada.

A AGAP junta-se assim num movimento onde quer tornar os portugueses cada vez mais ativos. Este encontro decorre num momento, em que o Governo português também está a colocar no terreno estratégias de sensibilização dos portugueses para importância da prática de exercício físico.

COMUNICADO/SO

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais