11 Nov, 2021

Doenças da tiroide. Homens também têm de estar atentos aos sintomas

“Os homens ainda não estão familiarizados com estas doenças e, sobretudo, com o impacto que estas podem ter na sua qualidade de vida”, sublinha Inês Sapinho.

Embora as doenças da tiroide sejam mais comuns no sexo feminino, é fundamental que os homens estejam atentos aos seus sintomas, uma vez que estes também podem sofrer desta disfunção. O alerta é lançado pela Associação das Doenças da Tiroide (ADTI).

“Cansaço, apatia, sonolência ou insónias, alterações de humor, oscilações de peso e queda de cabelo” são os principais sintomas associados a disfunções da tiroide que os homens devem conhecer. Apesar de as mulheres apresentarem uma probabilidade de desenvolverem doenças nesta glândula endócrina entre cinco e oito vezes superior à dos homens, é fundamental todos estarem em alerta, revela a médica endocrinologista, Inês Sapinho.

“Os homens ainda não estão familiarizados com estas doenças e, sobretudo, com o impacto que estas podem ter na sua qualidade de vida”, sublinha a especialista, reforçando que a diminuição da líbido, disfunção erétil, atraso na ejaculação e alterações dos espermatozoides são alguns dos problemas associados a estas patologias.

Tendo em consideração que “o aparecimento de um nódulo no pescoço também não deve ser ignorado”, é crucial que, em caso de identificação de disfunção da tiroide, seja promovida uma vigilância regular e contínua com o endocrinologista, para monitorização e, se necessário, se proceda atempadamente à sua correção terapêutica.

É para sensibilizar a população para este tema que a ADTI procura fomentar a educação para a saúde, disponibilizando informação sobre as várias doenças da tiroide e respetivas manifestações, as quais podem ajudar os homens a estarem atentos aos sinais de alarme e a recorrerem ao seu médico de forma precoce.

ler mais

RECENTES

ler mais