29 Set, 2016

Criada rede para definir estratégias de resposta para doentes idosos com cancro

19,1% da população tem acima de 65 anos, dos quais 27% acima dos 75. Uma realidade que fará aumentar o peso da doença oncológica nos idosos e que constitui uma preocupação de saúde pública

O envelhecimento da população constitui um dos mais difíceis problemas que a Saúde Pública tem que enfrentar na atualidade. O grupo etário com mais de 65 anos corresponde a 19,1% da população. Mais de 50% de todas as neoplasias ocorrem após a idade de 65 anos e cerca de 27% após os 75. Nas próximas duas décadas, com o aumento da esperança de vida, o peso da doença oncológica nos idosos vai aumentar naturalmente…

Por estarem conscientes de que este grupo etário necessita que sejam desenvolvidas estratégias específicas para a área das doenças oncológicas, um grupo de especialistas criou o projeto “Neways – Cancer Network for Welfare Aging” com vista a definir e implementar atividades que visam melhorar ou otimizar a situação em Portugal.

Estimular a investigação no sentido de produzir conhecimento relativo à realidade da oncogeriátrica portuguesa e, em função do conhecimento produzido gerar informação; desenvolver boas práticas para a prestação de cuidados de saúde ao doente idoso com doença oncológica; promover o patient advocacy, isto é, a decisão participada dos doentes e dos cuidadores nos processos de decisão relativos à doença, nomeadamente na estratégia de tratamento mais adequada; sensibilizar os profissionais de saúde sobre as características especiais da subpopulação idosa, estimulando formação específica nesta área para médicos e profissionais de saúde; aumentar o uso de ferramentas que permitam avaliar os doentes oncológicos idosos em Portugal; e promover a discussão e a responsabilidade da Sociedade Civil sobre a importância de um correto exercício de oncologia geriátrica são os principais objetivos que irão juntar amanhã, 30 de setembro, os peritos que constituem a “Neways – Cancer Network for Welfare Aging”.

O Steering Committee deste projeto é constituído pelo Professor Dr. Francisco Pimentel, representante nacional da SIOG; pelo Professor Dr. Carlos Oliveira da Liga Portuguesa Contra o Cancro; pelo Professor Dr. Jorge Soares, da Fundação Calouste Gulbenkian; e pelo Professor Dr. Manuel Veríssimo responsável pelo Núcleo de Geriatria da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna. A equipa diretiva responsável pela gestão do projeto definiu grupos de trabalho correspondentes a áreas específicas, que procurarão identificar mitos e barreiras no contexto da oncologia geriátrica dentro das respetivas áreas de atuação como são a Prática Clínica; a Economia e Políticas de Saúde; a Investigação Epidemiológica e Social; e outras como a literacia em saúde, as tecnologias de informação para os doentes, as questões éticas, e o patient advocacy.

A “Neways – Cancer Network for Welfare Aging” é uma network de especialistas que promove a discussão pela Sociedade Civil da importância de melhorar a qualidade de vida do doente idoso oncológico.

 

ler mais

RECENTES

ler mais