27 Jul, 2021

Covid-19. Quase 70% dos internados em UCI têm menos de 59 anos

Especialistas dizem que estes dados já revelam “os efeitos da vacinação”, uma vez que 67% da população portuguesa já recebeu a primeira dose da vacina.

Quase 70% dos doentes com covid-19 em unidades de cuidados intensivos (UCI) têm menos de 59 anos, segundo dados recolhidos pela Ordem dos Médicos (OM), os quais apontam que os doentes que estão em enfermaria abaixo desta faixa etária rondam cerca de 50%.

Em concreto, de acordo com registos recolhidos até ao dia 12 de julho, 68,1% dos doentes com covid-19 em UCI tinham menos de 59 anos, 26,4% dos quais na faixa etária entre os 50 e os 59 anos, 23,9% com idades entre os 40 e os 49 anos e apenas 12,3% entre os 30 e os 39 anos. Já os doentes nestas unidades entre os 20 e os 29 são uma minoria, uma vez que apenas representam 5,5% dos internados.

No entanto, em enfermaria, este número ronda os 50%. Os mais idosos destacam-se com 18,4% dos doentes na faixa etária acima dos 80 anos a serem hospitalizados. Neste sentido, o bastonário da OM, Miguel Guimarães, sublinha que os casos mais graves são menos frequentes e em UCI apenas 1,8% dos internados pertenciam a este grupo.

“O efeito da vacinação faz-se notar”, refere Miguel Guimarães, considerando que o facto de 67% da população já ter recebido, pelo menos, a primeira dose da vacina contra o SARS-CoV-2 é um dos principais fatores explicativos da evolução da pandemia, sobretudo ao nível de óbitos e internamentos.

Segundo salienta o virologista Pedro Simas, “em números absolutos, o que se vê é que os números de mortos são muito menores porque, em geral, a população de risco já está vacinada”. Ainda assim, este reitera que a caracterização dos grupos mais em risco não mudou.

De acordo com o boletim divulgado pela Direção-Geral da Saúde, estão atualmente internados 919 doentes com covid-19, 198 dos quais em UCI.

SO/LUSA

ler mais

RECENTES

ler mais