Especial | Congresso Português de Cardiologia 2022
As complicações da HTA
“Gestão da HTA em 2022 e além: possibilidades e desafios” foi a temática central do simpósio, promovido pela Tecnimede, no Congresso Português de Cardiologia 2022. Em destaque estiveram, nomeadamente, as maiores complicações da HTA, um importante fator de risco cardiovascular. Com moderação de Lino Gonçalves, presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, a sessão contou com as intervenções de Carlos Aguiar, diretor da Unidade de Insuficiência Cardíaca Avançada e Transplante Cardíaco no Hospital Santa Cruz-CHLO, e de Reinhold Kreutz, presidente da Sociedade Europeia de HTA.
“Aquecimento global e poluição serão responsáveis por um aumento considerável da morbi-mortalidade cardiovascular”
Em entrevista, no rescaldo do Congresso Português de Cardiologia 2022, o presidente do evento destaca a elevada afluência presencial, e aborda a questão do impacto das mudanças climáticas na saúde cardiovascular, um tema, diz, "para o qual a maior parte dos cardiologistas ainda não despertou".
“A população com diabetes tem risco acrescido de descompensar aquando da infeção pelo vírus influenza”
A descompensação da diabetes pode passar por níveis de glicemia mais altos, desidratação, agravamento da função renal e função respiratória e maior probabilidade de infeções secundárias, alerta, em entrevista, o endocrinologista ( diretor clínico da APDP e presidente da ADP), reforçando a importância da vacinação contra a gripe neste grupo da população.