Especial | Congresso Português de Cardiologia 20222023-05-11T14:33:35+01:00

Especial | Congresso Português de Cardiologia 2022

As complicações da HTA

“Gestão da HTA em 2022 e além: possibilidades e desafios” foi a temática central do simpósio, promovido pela Tecnimede, no Congresso Português de Cardiologia 2022. Em destaque estiveram, nomeadamente, as maiores complicações da HTA, um importante fator de risco cardiovascular. Com moderação de Lino Gonçalves, presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, a sessão contou com as intervenções de Carlos Aguiar, diretor da Unidade de Insuficiência Cardíaca Avançada e Transplante Cardíaco no Hospital Santa Cruz-CHLO, e de Reinhold Kreutz, presidente da Sociedade Europeia de HTA.

“Prevenir a gripe no doente idoso – importância da vacinação na redução de hospitalização e mortalidade”

É essencial reforçar a mensagem de apelo à prevenção da gripe e às complicações que podem originar quadros graves da doença. A vacinação assume, neste âmbito, um papel importante, sublinhado no simpósio “Prevenir a gripe no doente idoso – abordagem multidisciplinar”, que decorreu no dia 22 de abril, no Congresso Português de Cardiologia, em Vilamoura, no Algarve.

“A população com diabetes tem risco acrescido de descompensar aquando da infeção pelo vírus influenza”

|

A descompensação da diabetes pode passar por níveis de glicemia mais altos, desidratação, agravamento da função renal e função respiratória e maior probabilidade de infeções secundárias, alerta, em entrevista, o endocrinologista ( diretor clínico da APDP e presidente da ADP), reforçando a importância da vacinação contra a gripe neste grupo da população.

Estudo IAMI. Administração da vacina da gripe a doentes internados diminui o risco de EAM e a mortalidade cardiovascular

|

Em entrevista, o cardiologista do Hospital de Santa Cruz e do Instituto do Coração, destaca os resultados do estudo IAMI, em doentes internados por enfarte agudo do miocárido (EAM). A medida, diz, permitiria aumentar a adesão à vacinação e prevenir ainda mais internamentos e mortes por gripe. Exequibilidade no SNS ainda não foi avaliada.

Go to Top