Especialista em Medicina Interna com competência em Geriatria
A relevância de abordar as estratégias para prevenção de quedas no idoso frágil
As quedas e a fragilidade são duas importantes síndromes geriátricas que muito contribuem para a morbilidade e mortalidade dos adultos mais velhos, tendo um impacto direto na independência e qualidade de vida. Mais de 30% dos adultos com 65 ou mais anos têm uma queda uma vez por ano e, em metade dos casos, estas quedas são recorrentes. Esta percentagem aumenta para 40% depois dos 85 anos. Aproximadamente 10% das quedas condicionam lesões graves, incluindo fraturas e lesões intracerebrais pós-traumáticas.
As quedas são a segunda causa de mortalidade associada a lesão em todo o mundo e a principal causa de admissão hospitalar devida a lesão na população mais velha. A fragilidade associa-se à redução do equilíbrio e mobilidade e à ocorrência de quedas que são uma das síndromes reveladoras de fragilidade.
Em Tomar, Tahir Masub, consultor em Geriatria e Medicina no Nottingham University Hospitals NHS Trust (Reino Unido) e professor honorário de Medicina Geriátrica na Universidade de Nottingham vai proferir a conferência “Estratégias para prevenção de quedas no idoso frágil”. É uma oportunidade única a não perder, na 7ª Reunião do Núcleo de Estudos de Geriatria (NEGERMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), no dia 29 de novembro, às 11:30.
Depois da sua formação pré-graduada na Universidade de Oxford e no St. Bartholomew’s Hospital (Londres), Tahir Masub fez a sua formação pós-graduada em Londres e em Newcastle-Upon-Tyne e desenvolveu investigação como Research Fellow no St.Thomas’ Hospital (Londres). As suas principais áreas de interesse e investigação são osteoporose, quedas, educação e formação médica, tendo publicado mais de 150 artigos com peer review e mais de 20 capítulos de livros sobre estes temas. O professor Tahir Masub é o past president da British Geriatrics Society (BGS), o anterior presidente da European Union of Medical Specialists (UEMS)-Geriatric Medicine Section, o atual secretário da Clinical Section of the International Association of Geriatrics and Gerontology (IAGG)-European Region e membro e presidente eleito do executive board da European Geriatric Medicine Society (EuGMS).
Tahir Masub tem dedicado muito do seu percurso profissional à formação em Geriatria e, enquanto perito em quedas, foi um dos autores das World guidelines for falls prevention and management for older adults: a global initiative, publicadas em 2022, sobre as quais referiu, numa entrevista que deu ao European Medical Journal em junho de 2023: “Estas guidelines foram publicadas porque havia uma inconsistência na abordagem das quedas nos adultos mais velhos em diferentes países e no processo de elaboração das mesmas foram tidas em conta as diferenças que existem a nível socioeconómico e de serviços de saúde a nível mundial. O painel de autores incluiu 96 peritos de 39 países, 12 grupos de trabalho sobre diferentes aspetos das quedas, um dos quais se centrou na perspetiva do doente, que não tinha sido considerada em guidelines prévias para abordagem das quedas.”