21 Jul, 2021

A importância do autocuidado para a melhoria da qualidade de vida

Cuidar da própria saúde, através de uma alimentação equilibrada e de hidratação, é um passo essencial na manutenção da qualidade de vida.

A propósito do Dia Internacional do Autocuidado, que se assinala a 24 de julho, a empresa farmacêutica Bayer desafia a população nacional a promover o seu autocuidado, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos portugueses e de os motivar para uma rotina mais saudável e equilibrada.

Segundo revelam em comunicado, a “Federação Global de Autocuidado deixa o alerta de que precisa do compromisso de todos para garantir o bem-estar de indivíduos e comunidades, em todo o mundo”, sendo essencial que todos adotem hábitos que promovam a manutenção da sua saúde e salienta a importância do cuidado próprio.

Tal como salientam, manter uma alimentação equilibrada é um modo de autocuidado, uma vez que “os hábitos alimentares são a base para um estilo de vida saudável”. Assim, apesar de ser necessário adotar uma dieta equilibrada, “recomenda-se também o complemento de suplementação de multivitamínicos”.

Do mesmo modo e relativamente à saúde da mulher, “a contraceção é um aspeto essencial”, sendo fundamental “procurar o apoio de um profissional de saúde” com o propósito de se tomarem sempre decisões informadas “sobre as diferentes opções disponíveis, que vão desde contraceção oral até dispositivos intrauterinos”.

Como é frequentemente sublinhado, a prática de atividade física é um dos passos que permite “combater o sedentarismo” e apresenta “múltiplos benefícios na prevenção de doenças cardiovasculares”. Do mesmo modo, hidratar a pele também é considerado como um hábito de autocuidado, tendo em consideração a quantidade de fatores externos que a agridem. “Beber 1,5 litros de água e utilizar diariamente um creme hidratante adaptado ao seu tipo de pele são gestos simples, mas fundamentais”.

Adicionalmente e em períodos de temperaturas mais elevadas, é necessário prevenir infeções fúngicas através de uma rotina aliada “aos cuidados básicos de higiene”. Assim, “recorrer a antifúngicos quando a infeção se instala é muito importante para garantir a saúde da pele e dos pés”.

ler mais

RECENTES

ler mais