XXVIII Congresso de Pneumologia do Norte “com grande relevância científica”

"Temos um amplo número de temas pneumológicos que certamente despertarão interesse”, afirma o vice-presidente do Congresso.

Vai decorrer nos dias 8 e 9 de outubro, no Centro de Congressos do Sheraton Porto Hotel, o XXVIII Congresso de Pneumologia do Norte e as XXXIV Jornadas Galaico Durienses. Esta edição, cuja organização é da responsabilidade dos Serviços de Pneumologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia (CHVNG) e do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), decorrerá num formato híbrido – permitindo a participação presencial ou online.

Sara Conde, diretora do serviço de Pneumologia do CHVNG e presidente do Congresso, destaca a pertinência deste evento – “o Congresso de Pneumologia do Norte conta já com mais de 100 trabalhos científicos apresentados sobre a forma de comunicações e posters e, portanto, pensamos ter todo o sucesso assegurado e que será, certamente, um congresso com grande relevância científica”.

Antecedendo o congresso, estão programados, para dia 7 de outubro, um curso de provas funcionais, um workshop sobre imagem na doença pulmonar difusa e um workshop prático de ventilação não invasiva. “E para além dos cursos, que são bastante interessantes para a nossa formação, temos um amplo número de temas pneumológicos que certamente despertarão interesse”, refere Venceslau Hespanhol, diretor do serviço de Pneumologia do CHUSJ e vice-presidente do Congresso.

O médico pneumologista destaca que, em ambos os dias do programa, há sessões dedicadas às novidades em diferentes áreas – “em sono e ventilação, fibrose quística, nas técnicas invasivas pneumológicas (que são sempre um aspeto diferenciador da Pneumologia) e em reabilitação respiratória e tabagismo – que é uma área amplamente discutida e da maior importância para os pneumologistas. Para além disso, temos a colaboração dos colegas da Galiza em vários temas relacionados com o ambiente e com a patologia profissional respiratória”.

Serão ainda abordados temas abrangentes na área da Pneumologia, nomeadamente DPOC, asma grave e cancro do pulmão, terminando depois o programa com uma sessão dedicada às complicações respiratórias pós-covid.

COMUNICADO

ler mais

RECENTES

ler mais