8 Out, 2019

UNICEF envia 1,6 milhões de vacinas contra a cólera para o Sudão

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) anunciou hoje o envio de um avião com 1,6 milhões de doses de vacinas contra a cólera para Cartum, capital do Sudão, para combater a propagação da doença

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) anunciou hoje o envio de um avião com 1,6 milhões de doses de vacinas contra a cólera para Cartum, capital do Sudão, para combater a propagação da doença.

“As vacinas chegam ao Sudão num momento crítico, numa altura em que novos casos de cólera continuam a ser conhecidos”, refere a agência das nações Unidas em comunicado.

Segundo o Ministério Federal da Saúde do Sudão, desde o início do surto em 8 de setembro, oito mortes foram registadas nos estados do Nilo Azul e da Sennar.

As doses são financiadas pela Aliança Global de Vacinas (GAVI Aliance), que envolve parceiros públicos e privados, e a campanha de vacinação, a primeira em três anos, começará no dia 12 de outubro, diz a nota da UNICEF.

“Em conjunto com seus aliados, o Unicef continua a trabalhar em sistemas de tratamento de água e a distribuir produtos para a purificação de água estagnada e apoio técnico, incluindo monitorização para o planeamento e implementação de projetos”, acrescenta.

A Unicef salienta que em todo o Sudão, as equipas humanitárias e os voluntários estão a tentar consciencializar as pessoas para os hábitos de higiene a ter e os métodos de prevenção existentes, informando sobre os sintomas da cólera e a necessidade da vacinação.

LUSA/SO

ler mais

RECENTES

ler mais