20 Jul, 2018

Três novos serviços de saúde da Madeira acreditados com qualidade pela DGS

O Serviço de Cardiologia, o Bloco Operatório e o Serviço de Sangue e de Medicina Transfusional do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) receberam acreditação de qualidade da Direção-Geral de Saúde, foi hoje anunciado.

Em comunicado divulgado hoje, o SESARAM diz que a acreditação de qualidade pela Direção Geral de Saúde (DGS) é feita com base no Modelo de Acreditação ACSA Internacional.

O serviço do Bloco Operatório do SESARAM, dirigido pelo médico cirurgião Miguel Reis e a enfermeira chefe Rita Silva, é a terceira unidade de saúde do país certificada nesta área. A primeira foi o Bloco Operatório do Hospital dos SAMS (2016) e a segunda o Bloco Operatório do Centro Hospitalar do Barreiro Montijo (2017).

Os três serviços da Madeira agora acreditados juntam-se aos dez serviços do SESARAM já acreditados pela mesma entidade no ano de 2017: Serviço de Anestesiologia, Serviço de Medicina Intensiva, Serviço de Cirurgia Cardiotorácica, Serviço de Ginecologia/Obstetrícia, Serviço de Patologia Clínica, Unidade de Cuidados Paliativos, Centro de Saúde de Machico, Centro de Saúde Santo António, Centro de Saúde da Ribeira Brava e Centro de Saúde do Caniço.

Este modelo de acreditação da qualidade adotado pelo SESARAM baseia-se no modelo ACSA da Agência de Qualidade Sanitária de Andaluzia, adotado pela União Europeia para acreditação dos serviços de saúde.

Até ao final do ano de 2018, o SESARAM prevê que mais dois serviços clínicos conquistem também esta acreditação de qualidade por parte da DGS/modelo ACSA, nomeadamente a Pediatria e a Cirurgia Pediátrica.

No SESARAM são já 13 os serviços acreditados com qualidade, num universo global de 129 unidades de saúde certificadas pela DGS no país.

A acreditação agora obtida pelos serviços é válida pelo período de cinco anos.

LUSA

ler mais

RECENTES

ler mais