31 Mai, 2023

Subdiretor-geral da Saúde demitiu-se

O médico de Saúde Pública Rui Portugal já tinha dito em fevereiro que estava preparado para se candidatar ao cargo de director-geral da saúde, sucedendo a Graça Freitas.

O subdiretor-geral da Saúde apresentou esta quarta-feira a demissão, noticia a SIC Notícias. Para já não são conhecidos os motivos.

“O Ministério da Saúde agradece a Rui Portugal toda a dedicação à causa da saúde pública, designadamente durante o exigente período da pandemia“, afirma o gabinete do ministro Manuel Pizarro.

Rui Portugal é o único candidato ao lugar de Graça Freitas. É licenciado em Medicina pela Universidade de Lisboa e foi coordenador do Gabinete Regional de Intervenção para a Supressão da Covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo.

Entre as várias funções e cargos que desempenhou, foi diretor executivo do Plano Nacional de Saúde 2012-2017, presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo, administrador do Hospital de Pulido Valente e professor universitário.

Recorde-se que Graça Freitas pediu para abandonar a liderança da DGS por motivos pessoais no final do ano passado e que o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, disse que haveria uma  decisão sobre o novo diretor-geral a meio do ano.

Texto: Maria João Garcia

Notícia relacionada

Médicos de Saúde Pública preocupados apontam “asfixia institucional” da DGS

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais