11 Mai, 2026

Sociedade de Emergência alerta para risco de retrocesso no socorro pré-hospitalar

A Sociedade Portuguesa de Emergência Pré-Hospitalar alertou este sábado para o risco de “retrocesso significativo” na resposta do Sistema Integrado de Emergência Médica, criticando medidas recentes do Governo que considera sem fundamentação técnica e científica clara.

Sociedade de Emergência alerta para risco de retrocesso no socorro pré-hospitalar

Em comunicado, a Sociedade Portuguesa de Emergência Pré-Hospitalar (SPEPH) manifestou “profunda preocupação” com as alterações recentemente implementadas no sistema de emergência médica, defendendo que podem comprometer a qualidade e segurança da assistência prestada aos cidadãos.

Segundo a sociedade científica, as medidas anunciadas pelo Governo “não aparentam assentar em fundamentos técnicos e científicos devidamente explicitados e sustentados”, levantando dúvidas quanto à sua eficácia operacional.

A SPEPH considera que a ausência de critérios transparentes contraria conclusões de vários relatórios técnicos elaborados sobre o setor e alerta para possíveis impactos na resposta a situações críticas, como casos de doença súbita ou trauma grave.

“Esta circunstância suscita sérias reservas quanto à capacidade de assegurar os padrões mínimos de qualidade, segurança e eficácia na resposta pré-hospitalar”, refere a nota divulgada pela organização.

A sociedade reafirma ainda o compromisso com a “excelência na prestação de cuidados” e defende que quaisquer mudanças estruturais no sistema de emergência médica devem ser sustentadas por evidência científica robusta e por avaliação técnica rigorosa.

O comunicado surge num contexto de debate sobre a reorganização do Sistema Integrado de Emergência Médica e após vários meses de polémica em torno do funcionamento do INEM.

LUSA/SO

Notícia relacionada

Conselho de Ministros aprova nova lei orgânica do INEM

ler mais

Partilhe nas redes sociais:

ler mais