SNS já está a transferir doentes com Covid-19 para o privado

28 Out, 2020

Dez doentes foram transferidos do Hospital de Penafiel para uma unidade privada. ARS de Lisboa também já pediu levantamento da camas privadas na região.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) já começou a transferir doentes com covid-19 para o sector privado. Pelo menos dez doentes, vindos do Hospital de Penafiel, já foram encaminhados para o Hospital-Escola Fernando Pessoa, em Gondomar. Esta instituição privada de saúde garante que pode receber mais 20 doentes se for necessário, avança o jornal Público.

Para já só foi uma firmada uma convenção de colaboração, precisamente esta, entre o Hospital-Escola Fernando Pessoa e a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte. O acordo prevê a transferência de doentes de hospitais do distrito do Porto. Para já, apenas o Hospital de Penafiel (que tem estado sob intensa pressão nos últimos dias, devido à elevada afluência de doentes Covid às urgências) necessitou de transferir doentes, não só para o privado, mas para outros hospitais públicos da região.

O Hospital-Escola Fernando Pessoa refere que a colaboração com o SNS é frequente, sendo acionada também em anos nor