17 Ago, 2020

Saúde pública consegue 54 vagas para novos especialistas

Aumento de vagas tinha sido solicitado por Marta Temido. Em Portugal há 350 especialistas em Saúde Pública, número "insuficiente" exposto pela Covid-19.

As negociações entre o Conselho Nacional do Internato Médico (CNIM) e a Ordem dos Médicos (OM) determinaram a abertura de 54 vagas para a especialidade de Saúde Pública no mapa de capacidade formativa.

Esta determinação representa um aumento significativo do número de vagas para esta especialidade, que em Portugal conta com apenas 350 médicos, nos últimos anos. Constitui ainda mais do dobro das vagas previstas inicialmente.

Recorde-se que há duas semanas, aquando da divulgação do total de vagas solicitadas pelas Administrações Regionais da Saúde (ARS) para a especialidade de Saúde Pública, um total de 26, a ministra da Saúde, Marta Temido, pediu que o número de vagas fosse aumentado para alcançar as 54.

De acordo com declarações prestadas ao Diário de Notícias (DN), esta decisão de reforçar a especialidade, “proeza conseguida por todos, tanto pelo CNIM, como pela Ordem e pelo próprio gabinete do secretário de Estado”, decorre, em boa medida, do impacto da pandemia de Covid-19, que veio expor a necessidade de mais especialistas nesta área.

A publicação refere ainda, tendo como fonte o bastonário da OM, Miguel Guimarães, que, para este aumento, foi necessário, nalguns casos, assumir um compromisso de melhorar as condições em determinadas unidades para que estas pudessem aceitar mais internos.

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, acrescentou ainda, de acordo com o DN, que “mais de 85% dos médicos desta área têm mais de 55 anos”, pelo que a perspetiva de reforma irá agravar ainda mais o “problema da escassez de especialistas”. Reiterou, por isso, a necessidade deste aumento do número de vagas e de aumentar o interesse pela especialidade, cuja formação leva “pelo menos quatro a cinco anos”.

Os especialistas esperam agora que as vagas não fiquem por preencher.

DN/SO

ler mais

RECENTES

ler mais