29 Mar, 2022

Recuperados da Covid-19 têm um risco até 40% maior de desenvolverem diabetes

Investigadores estimam que cerca de 2% das pessoas infetadas com SARS-CoV-2 serão diagnosticadas com diabetes.

As pessoas que recuperaram da Covid-19 têm um risco aumentado de desenvolverem diabetes, segundo dois estudos recentemente publicados. A diabetes pode ser um dos efeitos do chamado ‘long covid’, condição que se segue a uma infeção por SARS-CoV-2.

Um estudo realizado nos Estados Unidos mostra um aumento na taxa de incidência de diabetes em pessoas que se recuperaram do Covid-19: um aumento de 40% no risco pelo menos um ano após a infeção. Os investigadores estimam que cerca de 2% das pessoas infetadas com SARS-CoV-2 serão diagnosticadas com diabetes. No caso de Portugal, e tendo em conta que 3 milhões e 380 mil pessoas já foram infetadas, pode significar que quase 68 mil portugueses podem vir a desenvolver diabetes devido à covid-19.
Mesmo em pessoas com baixo ou nenhum fator de risco para diabetes, a Covid-19 levou a um aumento de 38% no risco de desenvolveram diabetes posteriormente, segundo a investigação publicada na semana passada na revista The Lancet. Foram analisadas mais de 181 mil pessoas, que tiveram um teste positivo para SARS-CoV-2 entre 1 de março de 2020 e 30 de setembro de 2021 (tendo sido infetados com diversas variantes) e comparadas com pessoas sem infeção por SARS-CoV-2 conhecida (mais de um 8 milhões) e integradas em dois grupos de controle.

Num outro estudo, levado a cabo na Alemanha, a equipa de investigadores concluiu que o risco de desenvolver diabetes tipo 2 é 28% superior em pessoas com infeção prévia por SARS-CoV-2. Aqui, a população incluída no grupo dos infetados foi menor, de 35 865 pessoas. Os investigadores sublinham que este dado reforça a importância da monitorização ativa da desregulação da glicose após a recuperação de formas leves de infeção por SARS-CoV-2.

SO

Notícia Relacionada

Depressão pode aumentar em mais de 30% o risco de DT2, alerta estudo

Print Friendly, PDF & Email
ler mais

RECENTES

Print Friendly, PDF & Email
ler mais