4 Nov, 2021

Profissionais de saúde e do setor social vacinados “muito em breve” com terceira dose

Secretário de Estado Lacerda Sales admite que “é um processo complexo”, mas assegurou que até ao final da semana será divulgada uma orientação.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde anunciou que será iniciado “muito em breve” o reforço de vacinação dos profissionais de saúde e do setor social com a terceira dose da vacina contra a covid-19.

“Porque nunca perdemos de vista aqueles que têm de cuidar de nós, vamos muito em breve começar com a terceira dose de reforço para profissionais de saúde, algo que já estava programado e aprovado pela Comissão Técnica de Vacinação”, afirmou António Lacerda Sales na sessão pública de apresentação de resultados de um inquérito à população sobre a saúde em Portugal, bem como novos indicadores do acesso a cuidados no Serviço Nacional de Saúde do Movimento Saúde em Dia, que decorreu na Ordem dos Médicos, em Lisboa.

O governante explicou que “não tinha sido publicitada” esta ação porque do ponto de vista operacional e logístico “é sempre um processo complexo”, mas assegurou que até ao final da semana será divulgada uma orientação.

“É um processo em que temos que começar pelas faixas mais vulneráveis, e assim fizemos, com os mais de 80 anos e estruturas residenciais para idosos e agora, muito em breve, até ao final da semana, sairá com certeza uma normatização para a terceira dose dos profissionais de saúde e do setor social”, anunciou o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

O Sindicato Independente dos Médicos e a Ordem dos Médicos já tinham apelado ao Governo para administrar a terceira dose da vacina aos profissionais de saúde, lembrando que foram dos primeiros a ser vacinados no final de dezembro de 2020 e em janeiro deste ano, disse o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, à agência Lusa.

LUSA

ler mais

RECENTES

ler mais