24 Mai, 2021

Portal online apoia cuidadores informais de doentes com cancro colorretal

A plataforma procura promover um contacto direto entre estes cuidadores através do recurso a videochamada.

A Associação de Apoio ao Doente com Cancro Digestivo – Europacolon Portugal lançou um novo portal, em formato online, que procura oferecer apoio aos cuidadores informais (CI) dos doentes com cancro colorretal, no sentido de combater os dados que revelam que cerca de 81,3% dos CI sentem que não têm serviços e auxílio suficientes.

O presidente da Europacolon Portugal, Vítor Neves, ressalta o papel dos CI como “pessoas extraordinárias cujo trabalho é cuidar de um membro da família ou amigo com cancro colorretal” e que, infelizmente, são “muitas vezes vistos como o exército esquecido”.

Neste âmbito, acrescenta, “esta plataforma representa assim mais um passo” na luta contra aquela que é a 2ª causa de morte em Portugal.

Assim, tendo por base que os CI assumem uma atividade importante, desafiante e pouco reconhecida, a associação pretende promover uma ferramenta que proporciona um espaço onde estas pessoas podem partilhar a sua experiência, junto de conselhos de apoio uns aos outros.

 Ainda, serão abordadas várias questões, desde os respetivos desafios sociais e financeiros que enfrentam diariamente, bem como as melhoras formas de cuidar da sua própria saúde mental e bem-estar.

O portal “Connect – Cuidar dos Cuidadores”, que será inicialmente testado em Portugal, Polónia e Finlândia, inclui várias funcionalidades, como o recurso a videochamada e a oferta de materiais e informações úteis para os que cuidam de um familiar ou ente querido com esta patologia.

ler mais

RECENTES

ler mais