22 Jun, 2023

Oncologia. “Estamos constantemente a procurar melhorar as nossas práticas”

Coordenador da Unidade de Oncologia Médica Hospital Lusíadas Porto, Miguel Barbosa, enaltece a interligação entre grupos profissionais e a aposta na inovação.

Que importância tem o Summit na prática clínica?

O Lusíadas Oncology Summit é um evento de grande importância na prática clínica, pois contribui para a formação e atualização dos profissionais de saúde nas diferentes áreas de especialidade.A visão holística do doente oncológico, englobando a prevenção, o diagnóstico, tratamento e a reabilitação nas suas várias vertentes, bem como a inclusão do próprio, familiares e cuidadores no processo de decisão clínica, é uma preocupação crescente da comunidade científica e da sociedade em geral. Este evento permite a discussão e partilha de conhecimentos sobre estes temas, promovendo a inovação e a criação de valor.

 

Dos temas abordados, quais os que mais preocupam os oncologistas hoje em dia?

Os temas abordados no Lusíadas Oncology Summit que mais preocupam os oncologistas, hoje em dia, incluem o acesso e inovação, tromboembolismo, Cardioncologia, cancro do cólon e reto, tumores hematológicos, cancro da mama, cancro do pulmão e cancro do urotélio. Estes temas são apresentados num formato interdisciplinar, com o objetivo de fomentar o saber e impulsionar a inovação.

“A participação de enfermeiros e técnicos é fundamental para a interligação entre os diferentes grupos profissionais”

O evento conta com a participação de enfermeiros e técnicos. Como avalia a interligação entre os diferentes grupos profissionais?

A participação de enfermeiros e técnicos é fundamental para a interligação entre os diferentes grupos profissionais. Esta interligação é essencial para uma abordagem integrada e holística do doente oncológico, permitindo uma melhor coordenação e eficácia no tratamento e acompanhamento do doente.

 

Na Unidade do Porto, o que gostaria de destacar em termos de trabalho/boas práticas?

Na Unidade de Oncologia do Hospital Lusíadas Porto gostaria de destacar o nosso compromisso com a excelência no cuidado ao doente, a inovação nos tratamentos e a formação contínua dos nossos profissionais. Estamos constantemente a procurar melhorar as nossas práticas e a implementar novas abordagens que beneficiem os nossos doentes.

 

O que se pode esperar do futuro nesta unidade do Porto?

Em relação ao futuro, podemos esperar um contínuo compromisso com a inovação e a excelência. Inaugurámos recentemente novas instalações para o tratamento do doente oncológico, que foram projetadas com uma visão voltada para o futuro, reforçando o nosso compromisso com a melhoria contínua do cuidado ao doente.

Texto: Maria João Garcia

 

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais