7 Nov, 2023

“O Internato é o momento ideal para fazer Doutoramento”

“Ensino médico pós-graduado” é o tema da docente da FMUL Mariana Alves, no 10th Beyond MEd, que decorre entre hoje e sexta-feira.

Para Mariana Alves, “o Internato é o momento ideal para fazer Doutoramento”. E explica porquê: “O Doutoramento é um trabalho de investigação e existem ferramentas que nos ajudam. Nesta casa [FMUL] dá-se muita importância a esta vertente investigacional e existe, inclusive, um Programa de apoio.”

A especialista vai falar sobre os benefícios de se enveredar pelo Doutoramento, contudo, compreende os receios que possam existir por parte dos alunos e internos. “Regra geral, pensa-se que se vai sobrecarregar ainda mais o período do Internato Médico que, já por si, é muito exigente; contudo, posteriormente ainda vai ser mais complexo.”

Outro aspeto que também gera dúvidas, segundo a internista, é a questão financeira. Mas, essa, refere “poderá sempre existir”. Lembra que também se pode optar por uma bolsa.

Quanto à gestão do tempo, os internos deverão ter em conta que irão “inevitavelmente” ter de abdicar de alguns projetos e momentos. “Podem, todavia, aproveitar o tempo em que se faz estágio fora do país ou os dias alocados a congressos. Tem de saber gerir.”

MJG

 

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais