7 Jun, 2021

Nova app auxilia os daltónicos a identificar as cores

O projeto permite combater as limitações e constrangimentos que os 350 milhões de daltónicos enfrentam diariamente.

A ColorADD lançou uma nova aplicação que permite aos seus utilizadores a possibilidade de identificarem as cores dos objetos através da câmara do seu dispositivo móvel. Esta iniciativa complementa a integração do código ColorADD já presente num conjunto alargado de produtos e serviços disponíveis em diversos países e setores de atividade.

Para combater os constrangimentos inerentes à rotina dos daltónicos, tanto em contexto social como profissional, o projeto promovido com o apoio da Fundação Ageas é de fácil utilização e prático para os seus utilizadores. Neste sentido, basta apontar a câmara para a superfície desejada e, no topo do ecrã, surge o respetivo nome da cor, acompanhado com o símbolo ColorADD correspondente.

 A aplicação também oferece a possibilidade de identificar cores em imagens previamente guardadas no telemóvel e disponibiliza a opção de se incluir um áudio com a descrição da cor. Ainda, é possível referenciar mais do que uma cor em simultâneo e fazer a partilha da foto identificada.

Tendo por base que, segundo revelam em comunicado, “41% dos daltónicos tem dificuldade de integração social” e ressaltando-se que existem cerca de 350 milhões de daltónicos no mundo, o criador do ColorADD, Miguel Neiva, afirma a importância deste passo “na promoção de uma sociedade mais inclusiva pela cor” e na “missão de sensibilizar a sociedade para o problema do Daltonismo”.

No mesmo sentido, o presidente do conselho de administração da Fundação Ageas, João Machado, refere a necessidade de “apoiar projetos disruptivos que tenham potencial para incluir segmentos da população que vivem em situações de vulnerabilidade real ou em potência e que, em última instância, contribuam para a melhoria de qualidade de vida destas pessoas”.

A aplicação, que permite auxiliar todos os daltónicos e cujo desenvolvimento foi feito em parceria com a Mindera, está disponível em IOS e Android.

ler mais

RECENTES

ler mais