27 Jan, 2020

Crise Coronavírus: Máscaras de proteção esgotadas em Lisboa

As máscaras de proteção das vias aéreas contra infeção estão esgotadas na maioria das farmácia da capital, confirmou o nosso jornal junto de uma amostra relevante de estabelecimentos.

As máscaras de proteção das vias aéreas contra infeção (commumente chamadas máscaras cirúrgicas) estão esgotadas na maioria das farmácias da capital, confirmou o SaúdeOnline junto de uma amostra relevante de estabelecimentos. A maior parte das farmácias contactadas afirmam esperar a reposição de stocks até ao final da semana, ainda que sem garantias de que tal venha de facto a acontecer.

A única zona de Lisboa onde foi ainda possível encontrar as mascaras de proteção das vias aéreas foi na freguesia do Parque das Nações, na zona Oriental da cidade.

A escassez dos dispositivos de proteção das vias respiratórias fica-se a dever, informaram os estabelecimentos contactados, aos receios de que a infeção por coronovírus (2019-NCoV), com epicentro na província de Hubei, na China e que já vitimou até ao momento 81 pessoas, possa chegar a Portugal.

Recorde-se que em Portugal, a Direção-Geral da Saúde reportou ontem um caso suspeito de infeção em observação em Lisboa, entretanto descartado após a realização de testes laboratoriais conduzidos pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Segundo o Centro Europeu de Controlo de Doenças, a possibilidade de transmissão secundária no espaço da União Europeia é baixa, “desde que sejam cumpridas as práticas de prevenção e controlo de infeção relacionadas com um eventual caso importado”.

As autoridades chinesas alertaram que o país está no ponto “mais crítico” no que toca à prevenção e controlo do vírus e cancelaram mesmo as celebrações do Ano Lunar do Rato, colocando ainda em quarentena 13 cidades.

Investigadores de Hong Kong disseram que modelos matemáticos estimam que o número de casos do novo coronavírus seja superior 40.000, apelando para que os Governos adotem medidas severas para restringir os movimentos populacionais.

MMM/SO

ler mais

RECENTES

ler mais