Mais de 1500 casos de sarampo registados este ano no Brasil
O Ministério da Saúde brasileiro indicou na quarta-feira que foram registados 1.579 casos de sarampo este ano no país, enquanto outros 7.513 permanecem sob investigação.
Segundo o jornal “Estado de S.Paulo”, o ministério informou que o Brasil enfrenta dois surtos da doença: um no Amazonas, responsável por 1.232 casos e 7.439 em investigação, e outro em Roraima, com 301 casos confirmados e 74 suspeitos.
Os outros casos de sarampo foram identificados nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia, Pernambuco e Pará.
O Governo tinha divulgado, em julho deste ano, dados informativos que reportavam 677 casos confirmados da doença. Em menos de dois meses, houve um aumento de 133% nos casos de sarampo.
O ministério adianta ainda que os surtos estão relacionados com a importação do vírus, pois tem o mesmo genótipo daquele que também circula na Venezuela.
Até ao momento, no Brasil, foram confirmados oito mortes por sarampo em 2018, tendo quatro delas sido registadas no estado de Roraima, e outras quatro no estado do Amazonas.
LUSA/SO