Lisboa vai acolher evento internacional dedicado à partilha de boas práticas e geração de consenso clínico

A CUF Academic and Research Medical Center vai organizar nos dias 6 e 7 de março de 2020, no Hospital CUF Descobertas, o evento «Laser in Proctology - International Summit and 1st Consensus Meeting».

O evento «Laser in Proctology – International Summit and 1st Consensus Meeting» é direcionado sobretudo a médicos internos e especialistas de Gastroenterologia e Cirurgia Geral, bem como a enfermeiros especialistas em cuidados pós-operatórios.

Em causa, uma iniciativa bipartida. Se, por um lado, esta será uma oportunidade de ouro para os profissionais de saúde envolvidos na cimeira do dia 6 de março partilharem os mais recentes dados sobre o recurso ao laser no âmbito das patologias proctológicas, para o dia 7 estará reservada uma reunião (em que tomarão parte reputados peritos internacionais) da qual pode nascer um enquadramento clínico consensual sobre uma técnica que está a revolucionar o tratamento de doenças como o Sinus Pilonidalis, a doença hemorroidária ou a doença fistulosa anorretal. Ou seja, o primeiro dia da iniciativa será orientado para uma extensa revisão de resultados, técnicas e indicações, enquanto o segundo terá a ambição de alcançar um documento de consenso gerado por um alargado painel de peritos internacionais, que possa ser alvo de posterior publicação.

Dr. Eduardo Xavier: “a cirurgia com recurso ao laser no tratamento de doenças proctológicas está, em virtude dos resultados obtidos, a deixar de ser considerada uma técnica emergente para começar a afirmar-se”

 

Ao SaúdeOnline o Dr. Eduardo Xavier, cirurgião, com diferenciação em Cirurgia Laparoscópica Digestiva e Cirurgia Proctológica e um dos coordenadores do evento, recorda que “a cirurgia com recurso ao laser no tratamento de doenças proctológicas como a fístula, as hemorroidas ou o quisto pilonidal, está, em virtude dos resultados obtidos, a deixar de ser considerada uma técnica emergente para começar a afirmar-se”, desde logo devido a fatores como “a eficácia, a quase inexistência de dor pós operatória, a diminuta taxa de complicações e a rápida recuperação do doente”.

O recurso ao laser para procedimentos cirúrgicos no âmbito da Proctologia tem ainda um percurso muito recente no nosso país e, de acordo com o Dr. Eduardo Xavier, “só há pouco tempo começaram a ser divulgados resultados que apoiam cientificamente o recurso a esta técnica”, algo que reforça “a necessidade da realização de reuniões científicas como a que terá lugar no próximo mês de março”.

Ainda assim, a experiência com os doentes portugueses é positiva, indica o coordenador da reunião: “na realidade da prática clínica, são os nossos doentes que melhor têm  testemunhado os benefícios desta nova abordagem cirúrgica. Por norma – e tendo em conta a utilização do laser para as três indicações já referidas –  observamos um elevadíssimo grau de satisfação na quase generalidade dos doentes operados”.

Dr. Carlos Leichsenring:”Um primeiro consenso validará o laser em definitivo como opção para o tratamento destas patologias”

Numa análise comparativa, pode afirmar-se que Portugal compara bem com o resto da Europa e do Mundo, no que respeita à implementação desta tecnologia, uma vez que apesar de ser utilizada por um número ainda restrito de cirurgiões, o número relativo de procedimentos no nosso território é consideravelmente elevado, se olharmos para as experiências conhecidas de outros países.

Encontro de topo, com intervenientes de topo

Segundo o Dr. Carlos Leichsenring, co-coordenador da reunião e especialista em Cirurgia Coloretal e Cirurgia Laparoscópica Avançada no Hospital CUF Descobertas, a reunião de Lisboa “centrar-se-á num update sobre os resultados obtidos nos últimos dois anos e a técnica cirúrgica a utilizar na aplicação da energia laser no tratamento do Sinus Pilonidalis, hemorroidas e fístulas perianais. O outro grande objetivo passa pela obtenção de consenso internacional nas indicações para o uso do laser nesta área, uma vez que até agora este ainda não existe. Para tal, contamos com um painel de peritos de vários países”. O Dr. Eduardo Xavier acrescenta que para além da troca e divulgação de experiências pelos cirurgiões que utilizam o laser em cirurgia proctológica, os organizadores da iniciativa esperam que da reunião de consenso “possam sair conclusões que levem à divulgação recomendações e ao estabelecimento de graus de evidência científica, de forma a que a técnica se torne mais consistente e seja olhada com a credibilidade que merece. Para que os resultados que reconhecemos sejam credíveis existe a necessidade de uniformizar procedimentos e para atingir esse objetivo é fundamental a criação de guidelines internacionalmente aceites”.

Na ótica do Dr. Carlos Leichsenring, a dupla jornada de atualização será importante para  que os participantes fiquem a saber “o que cada grupo está a fazer, como e com que resultados. Os nossos resultados na CUF Descobertas são muito animadores, mas é crítico tentar estandardizar, para depois podermos comparar resultados entre os vários grupos. Um primeiro consenso validará o laser em definitivo como opção para o tratamento destas patologias”.

No sentido de assegurar o já mencionado documento de consenso, viajarão até à capital portuguesa figuras de enorme relevo nesta área de intervenção cirúrgica, como por exemplo o Dr. Baier Peter-Matthias (Venen-Clinic, em Bad Neuenahr – Alemanha), o Dr. Sanjay Chaudhri (Leicester University), o Dr. Sanjeev Naidu (Queen Elizabeth II Hospital – Brisbane, Austrália), o Dr. Fernando Martinez Ubieto (Hospital de Alcañiz – Espanha), o Prof. Bülent Menteş (Memorial Ankara Hospital – Turquia), o Prof. Sezai Leventoğlu (Memorial Ankara Hospital – Turquia) e o Prof. Ersin Öztürk (Medicana Bursa Hospital – Istambul, Turquia). “De salientar que teremos, também, vários cirurgiões portugueses que estão atualmente a usar o laser com sucesso e que pertencem ao painel reunido para o consenso”, explicou ao SaúdeOnline o Dr. Carlos Leichsenring.

 

[button link=”https://academiacuf.up.events/activities/view/3271″] INSCREVA-SE AQUI[/button]

 

Notícias relacionadas:

VÍDEO: Drs. Eduardo Xavier e Carlos Leichsenring explicam a importância do evento

evento «Laser in Proctology – International Summit and 1st Consensus Meeting» é direcionado sobretudo a médicos internos e especialistas de Gastroenterologia e Cirurgia Geral, bem como a enfermeiros especialistas em cuidados pós-operatórios.

 

International Summit and 1st Consensus Meeting: veja o programa e inscreva-se

Vai decorrer nos dias 6 e 7 de março de 2020, no Hospital CUF Descobertas, o evento «Laser in Proctology – International Summit and 1st Consensus Meeting».

ler mais

Partilhe nas redes sociais:

ler mais