1 Jul, 2021

Lançado novo “Manual de Psicologia da Saúde”

O novo livro, que auxilia na adoção de modos de intervenção adequados e necessários, procura ser uma ferramenta útil para os profissionais da área.

Foi anunciado o lançamento do novo livro “Manual de Psicologia da Saúde”, pela editora PACTOR, a psicóloga Isabel Leal e o professor José Luís Pais Ribeiro. O projeto conta com a participação de mais 59 especialistas da área e procura ser uma ferramenta útil para os profissionais e estudantes.

Com o objetivo de dotar os recém-licenciados, estudantes e profissionais de psicologia e de outras áreas com o conhecimento necessário para a identificação e desenho dos “modos de intervenção adequados e necessários”, através de teorias e modelos fundamentados, o novo manual também ambiciona promover a adoção de “técnicas ajustadas à pessoa, à cultura e aos contextos da sua vida”.

Segundo revelam em comunicado, o livro, que conta com 54 capítulos, “explana a história e o contexto de emergência da psicologia da saúde, as teorias e modelos de modificação do comportamento e questões do ponto de vista da saúde e desenvolvimento humano”. Do mesmo modo, também oferece informação sobre “a forma de lidar com as doenças crónicas” e menciona “temas emergentes em psicologia e diferentes contextos de intervenção psicológica”.

Do ponto de vista de intervenção clínica, a psicologia da saúde é mencionada como sendo uma das áreas de aplicação mais dinâmicas, sendo esta obra considerada como um “instrumento de grande utilidade para todos os profissionais que trabalham na área clínica e saúde”.

No âmbito da sua apresentação, será promovido um webinar, gratuito e com inscrição prévia, sob o mote “A Psicologia da Saúde nos dias de hoje”, que conta com a moderação da psicóloga clínica e de saúde e docente e investigadora no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), Filipa Pimenta. O evento está marcado para o dia 7 de julho e terá início às 18h30.

SO

ler mais

RECENTES

ler mais